segunda-feira, outubro 15, 2007

O dia que a Diversidade traz a Unidade da Humanidade!


Collis Ta'eed, Leo Babauta e Cyan Ta'eed são três australianos que trabalham sob o conceito de unidade na diversidade, um dos mais proeminentes e vanguardistas conceitos do movimento bahá'í, fundado há cerca de dois séculos.

Organizaram o Dia de Ação dos Blogs (Blog Action Day), cujo sucesso é iminente. Mais de 20 mil participantes em todo o mundo, apenas por uma causa: a causa da humanidade pelo ambiente, ou, como diz lá mesmo o Collis: "Por um dia apenas, gostaríamos de unir o máximo de milhões de
bloguers por todo o mundo e falar de um só assunto - o ambiente".

Vi inúmeros posts sobre o tema, vi o dia de ação converter-se no dia de notícia e, me vejo, a perguntar, será que amanhã ou depois o mundo lembrará deste evento que marcou, quiçá, por primeiríssima vez tanta gente normal por uma causa? Uma única causa: a causa do futuro, a causa da manutenção do planeta, pela manutenção da nossa espécie! Só iremos sobreviver o caos ambiental, o desperdício ecológico, a poluição do pensamento se nos unirmos, numa só força.

Vivemos, hoje, o dia no qual a própria natureza se assombra diante das revelações humanas! E, por isso mesmo, o futuro da humanidade jaz no futuro do planeta que a acolhe e acarinha, fornecendo-nos os seus recursos para usarmos e sobrevivermos, e não ab-usarmos (pois aí estaremos fadados!). Como travar o processo de destruição? Como converter o planeta degradado no paraíso terrestre? Unindo-nos em comunhão, mais de quinze mil pessoas normais, sem líderes assinando protocolos, sem decisões políticas, sem discussões e negociacões infrutíferas, mas apenas com "eu", "tu", "nós" e nada de "eles", nada de "os outros": o futuro está em nossas mãos!


Visite também os seguintes participantes:

Etiquetas: , , , ,

sábado, outubro 13, 2007

O valor da amizade

Acabo de ver mais um episódio da série Smallville que a televisão portuguesa simplesmente deixou de exibir. À parte do sucesso mundial que esta série tem, por mostrar como é que o Super-Homem vai aprendendo a manejar o seus super-poderes, ela nos ensina a ver o outro lado da adolescência: a adolescência do amor, do respeito, do carinho, a adolescência da lealdade, da confiança -- a adolescência da amizade.

O episódio que vi ontem era aquele que demarcava o final de uma amizade: a de Clark Kent com Lex Luthor. Cansado de ter a Lex sempre testando a sua amizade, cansado de tê-lo ao seu lado como que à espera de ter algo em troca, cansado da necessidade de afirmação de Lex, Clark põe o ponto final, nesta amizade de cinco anos (desde o primeiríssimo momento em que Lex entrou na sua vida, Clark o acolheu quase como um irmão).

Um ponto final que lhe deixará marcas e sequelas futuras. A dor de perder um amigo por ter perdido a sua confiança ou ter que escolher entre o amor de Lana e a amizade de Lex deve lhe ter causado alguma dor. Não acredito que alguém termine uma amizade simplesmente "porque sim", por ter refletido durante um par de segundos e... fim!

É duro constatar que a vida vai avançando assim. Aqueles que, hoje, estão, aparentemente, em estrita amizade; que ontem eram capazes de dar as suas vidas pelo outro; e que amanhã podem evitar-se um ao outro.

E o pior é que a doce fragrância da amizade não desaparece assim da nossa memória. A amizade lá se mantém (pelo menos durante algum tempo), na esperança de que Lex um dia mude ou na de que Clark volte a perdoá-lo.

E, quem sabe, ainda termina como nas revistas, quando Lex dá a sua vida para salvar Clark das mãos do maior inimigo que ele alguma vez poderia ter. Afinal de contas, quem sabe, algum dia poderão voltar a ser irmãos.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, outubro 12, 2007

I Dia da Psicologia

Psicólogos de várias associações estadunidenses e mundiais reuniram-se, anteontem e ontem, na Sede das Nações Unidas para celebrar o I Dia da Psicologia.

Paz e Conflitos Armados”, “Direitos Humanos e o Mundo Laboral”, “Respostas Psicológicas a Desastres” foram alguns dos temas debatidos e apresentados neste encontro, cujo principal objectivo era o de providenciar uma oportunidade para Embaixadores, pessoal e representantes de ONGs a ganharem consciência do papel da Psicologia nas Nações Unidas.

A Psicologia é uma ciência ao alcance de todos e, como diria Frankl, omnipresente: ela está em todo o lado, desde as relações intrapsíquicas aos conflitos internacionais.

Por isso, sinto a necessidade de publicitar alguns blogs que compreendem a sua importância, tentando torná-la mais próxima de todos. Assim, os psicoblogs mais psicos são: em espanhol o blog de Susana Frisancho, em inglês o Psyblog, em italiano o blog Psicocafé e, em português, louvo o trabalho desenvolvido pelo raro blog PsiSalpicos.

Por fim, quero também elogiar outra iniciativa que pode ser utilizada para um maior prestígio desta ciência nobre que é a Psicologia: Wiki de Psicología (em pespanhol).

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, outubro 10, 2007

Feliz dia da Saúde Mental!

Desde os tempos de Razi e Imhotep até aos de Freud, Jung e Frankl, a Psicologia ganhou vários contornos, formatos e aspectos. Feixas e Miró, após revisão bibliográfica, afirmam que Corsini (1984) classificou 241 modelos terapêuticos e Karasu (1986) 400 modalidades diferentes de psicoterapias disseminadas por todo o mundo. Cada uma destas possui as suas particularidades e o seu enfoque sobre o mundo e o ser humano.

Hoje, Dia Internacional da Saúde Mental (como me lembrou a Dr. Deb), é dedicado ao impacto da cultura e da diversidade. Quem quer que conheça os meus antecedentes culturais saberá que a diversidade cultural caracteriza o meu ser com tamanha força que me parece inevitável o futuro intercultural humano.

Como reflexo da espécie humana que, na sua diversidade e variedade, afirma-se como um jardim multicolorido, rico em flores de nuances, aspectos, fragrâncias e cores distintas, a Psicologia é também composta pelo embelezamento de paradigmas diversos que tentam explicar os mesmos fenómenos humanos. Sobre isso, afirmei na minha investigação final de mestrado e voltarei a fazê-lo sempre que necessário:

Partimos (…) do pressuposto de que, apesar das diferenças, as distintas escolas são, na realidade, “como os dedos de uma só mão, os membros do mesmo corpo” (Bahá'u'lláh, 1992, p. 33), inter-conexas entre si e, talvez até, inter-dependentes.

Neste dia, mais do que falar da transculturalidade do género humano, gostaria de deixar o apelo aos meus colegas de profissão. A Psicologia é uma ciência global e plural, não numa ciência sectária e multifacetada, na qual cada movimento se vê como detentor do conhecimento absoluto universal. A Psicologia é a ciência da mente, das emoções, da realidade mais íntima das relações humanas ou, como diz o nome, a logia da psi: a lógica da alma, alma essa que é a alma do ser humano com potencial para o melhor, para o progresso e para a evolução, das 400 escolas em psicoterapia, mas também dos 5 continentes do planeta, das milhões de vítimas dos direitos humanos, dos milhares de líderes mais ou menos democráticos, da paz universal.

O apelo aos preocupados com a cultura e a diversidade: que vivamos numa cultura que incentive a diversidade humana, a diversidade do pensamento e, sobretudo, a diversidade de acção!

Feliz dia da Saúde Mental!

Etiquetas: , , , , ,

sábado, outubro 06, 2007

Poetisa ulatempa

Os céus arderam, as estrelas
bradaram
E sob as cinzas do infinito,
Esperança, assustada e sangrando,
Respirou o seu fim.

Poetisa ulatempa
"Elegy for the Commonwealth"
CY 9823


Trad. por Sam
do original inglês.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, outubro 04, 2007

Burma livre, Myanmar livre, Birmânia livre: mundo livre...



Não fingirei saber o que realmente acontece no Burma, o que tem acontecido ou o que poderá acontecer, se as condições se mantiverem. Mas, não poderei ficar impávido perante o texto na página de abertura de Avaaz, que cito:

Depois de décadas de uma ditadura militar repressiva, o povo de Mianmar está se manifestando - e eles precisam da nossa ajuda. Monges budistas deram início a uma marcha pacífica que vem ganhando o apoio de toda a população do país. O número de manifestantes já chega a 100.000 em mais de 25 cidades.

Na última manifestação contra a ditadura em 1988 o governo militar massacrou milhares de pessoas. Não podemos deixar isso acontecer de novo, precisamos e podemos defender os manifestantes.

É contra os meus princípios solidarizar-me com a opressão de um povo, seja ele qual for.
Não apoio discriminações, não suporto chacinas, e não percebo como é que as lideranças mundiais nada fazem...

As revoluções podem vir de dentro, mas se não houver apoio externo, a revolução pode vitimar demasiadas pessoas. Se não houver apoio externo, poderemos voltar a rever episódios da II Guerra Mundial. Não podemos ficar impávidos perante o caos que rege o planeta.

Por isso, associo-me aos bloggers que participam da campanha Free Burma, como CEJunior, João M., João Tunes, Lino Resende, Luma, Luiza Voll, Marco, Meire, Raimundo Narciso e colegas, Vítor Sousa, entre muitos outros.

Porque, se não fizermos nada, o caos nunca poderá dar espaço para ordem e a revolução nunca se converterá em re-evolução.


Etiquetas: , , ,

terça-feira, outubro 02, 2007

Bahá'ís no Irã (presente)


Há uns dias, foi publicado o meu primeiro artigo em espanhol, para o site Uruguay Escribe.
O texto remete-nos às perseguições que têm vindo a ser perpetradas contra os bahá'ís no Irão, não pelo povo, mas pelo próprio governo dominado por um clero fanático.

Nós aqui é que temos a sorte! Não devemos temer viver, não devemos ter medo de seguir os nossos princípios, não tememos continuar os nossos estudos.

Nós deveríamos erguer-nos num trabalho contínuo para que os direitos fundamentais da humanidade fossem cumpridos por todos os governos e estados do mundo, na esperança de que as próximas gerações não mais tivessem que ter esse mesmo desejo...

O título dado ao texto, pelo proprietário do blog, é Otra mirada sobre la república de Iran e está disponível para comentários em quaisquer idiomas preocupados pelos direitos dos cidadãos humanos.

Etiquetas: , , ,