quinta-feira, julho 10, 2008

Fluidez temporal na Internet

Tenho estado, durante algum tempo, ausente da blogosfera e tenho notado a diferença de fluxo temporal entre um e outro lado.

Dentro da Ilha, digo, da Blogosfera o tempo parece fluir de uma forma mais rápida que fora dela. Lembro de ter lido, há já algum tempo que o calor fazia com que a percepção de tempo fosse mais veloz que no frio, no qual o tempo se arrasta lenta e calmamente. Daí eu sentir que três meses no Subcontinente Sulamericano tenham rapidamente corrido e três meses na Europa passem lentamente. No inverno, assim como na velhice, a percepção do tempo passando é diferente que no verão ou na juventude. Na juventude tudo é mais rápido, na velhice até nós somos mais lentos. No verão as paixões explodem e no inverno o frio entra-nos nos ossos e dificilmente querem sair. Parece que há algum mecanismo lógico que o explique, se bem que eu não sei qual seja…

Nessa minha ausência temporária na blogosfera, que nem foi tanta para mim enquanto leitor de livros ou turista aqui ou ali, foi imenso tempo! Textos que tinham sido preparados deixaram de ser pertinentes, comentários que queria fazer já não valem a pena para determinados debates em determinados fóruns, enfim, as novidades, na blogosfera, passam a velharias ou antiguidades quase num piscar de olhos. Será que, seguindo a linha daqueles estudos poderemos pensar que a blogosfera é mais quente e entusiástica que a vida “real”? Ou mesmo que as nossas vidas são mais vazias e frias que a blogosfera?

Talvez eu volte novamente a esse tema, nalgum tempo futuro. Mas, entretanto, gostaria de poder ler uma ou outra opinião vossa sobre isso. Porque será que a vida na internet parece ir mais rápido que a vida fora dela? E o acontecerá às relações que nela começam? A internet nos traz muitas e novas perguntas sobre as relações humanas, não é?

PS: Na linha das ausências na blogosfera, devo dizer, com muita pena, o David pretende deixar o seu espaço e mesmo apagá-lo. Será caso para dizer que a blogosfera começa a esfriar?

Etiquetas: , ,

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

SAM,

muito interessante essa sua colocação, entre o frio e lento, e quente e rápido. Eu pessoalmente não havia estabelecido essa diferença entre a vida real e a virtual da internet, através das temperaturas!Tem isso sim ciclos, como tudo na vida! Épocas de mais atividade, virtual, ou real, e fazes de debandada geral.Muitos blogueiros nos deixaram recentemente, mas outros tantos estão chegando, independente da temperatura ambiente, real ou virtual.
Mas vou pensar no assunto, e para agitar o tema, vou levar este seu post para a seção DUAS PALAVRAS NO VARAL, se me permitir, é claro!

Forte abraço

10 julho, 2008 23:28  
Blogger Carlos Emerson Junior disse...

É verdade, o David quer parar. Mas ele já parou outras vezes e acabou voltando.
Acho melhor aguardar para ver...
Um abração.

11 julho, 2008 01:00  
Blogger Só- Poesias e outros itens disse...

Gostei das suas reflexões entre o real e o virtual. Ao meu ver a blogsfera por mais virtual que sejam os seus caminhos, são reflexos diretos e indiretos do que se vive. Há desta forma possibilidades imensas, e como tudo tende a sofrer alterações, até de temperaturas, como você diz, e o consumado se revela em altos e baixos. Blogs são formas de diálogo, de intereção, há similares que se integram, assim como divergências que complementam. Tudo é possível onde atrações se mesclam.
Somos seres instáveis e mudamos com novos olhares, é natural que saibamos discriminar novas preferências, e isto é amadurecer.

JU Gioli

12 julho, 2008 22:57  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial