sexta-feira, junho 15, 2007

Dizem que sou um homem com coragem...


Cejunior, blogger brasileiro, nomeou este blog com o prémio Blog com Tomates. Em Portugal, dizer que uma pessoa tem tomates é o mesmo que dizer que essa pessoa tem coragem.

Mas o que é a coragem?
'Abdu'l-Bahá, naquela que é dentre todas Suas obras a minha favorita (O Segredo da Civilização Divina), lista os "atributos da perfeição", dentre os quais poderemos encontrar o exerício da "brandura e paciência e serenidade", a sinceridade, acessibilidade, clemência e compassividade, a "determinação e coragem, integridade e energia", o empenho e esforço, a generosidade, lealdade, a inexistência de malícia, o "zelo e senso de honra", o "ser nobre e magnânimo" e possuir "consideração pelos direitos dos outros".

Há um par de dias tinha essa conversa com alguns amigos meus. O medo não é ficar sentado sem fazer nada. Antes, o medo é aquela força que a nossa amígdala controla para que saibamos os nossos limites, saber até onde ir e não além. O medo é a capacidade de ver que se fizermos a menos ou a mais do que devemos, as coisas não irão funcionar. Mas se habitarmos no medo: não avançaremos!

Aqueles que detém o título de Blog com tomates, são aqueles que sabem que a sabedoria está no medo e na coragem associados com o propósito de converter pensamentos em acções.
Neste sentido, não só gostaria de dizer que concordo com Alma Cigana e Blogiana por terem nomeado o Blog do Cejunior como um blog com tomates, como gostaria de agraciar dois amigos com o título, pelo seu esforço em efectivarem o passo supremamente importante em direção à paz e por estarem concentrados sobre a vontade de agir.
Por serem detentores dos atributos noéticos de coragem, determinação, pureza de motivos e amor desinteressado, nomeio:

Povo de Bahá, pelo esforço no sentido de demonstrar que os Direitos Humanos não são propriedade exclusiva de políticos, mas de todos os sectores sociais (pobres e ricos, académicos e leigos, religiosos e ateus);
A Paz Universal, por um perpétuo trabalho de investigação académica.

Ainda, uma menção honrosa a Estranho Estrangeiro, já detentor do título, pela sua constante intervenção poético-político-social.

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial