quarta-feira, março 21, 2007

Novo Dia - Naw Ruz

No dia que correu hoje, em festa e alegria, comemorava-se, por todo o mundo, uma série de efemérides. Entre essas efemérides destaco algumas que me parecem totalmente inócuas e outras deveras pertinentes para o presente e o futuro de todo o Género Humano (o leitor que decida qual delas pertence a qual categoria).
  • Em 1804 o Código Napoleónico entra em vigor.
  • Em 1844 William Miller aguarda o novo advento do Cristo.
  • Em 1935 o Irã é criado e a Pérsia cessa de existir.
  • Em 1952 a segregacao racial torna-se oficial na África do Sul e em 1960 o Apertheid desponta com a morte injusta e unjustificada de 69 seres humanos.
  • Em 1960 Ayrton Senna nasce... no mesmo dia em que Pocahontas faleceu, em 1617.
O Brasil proclama o Dia Nacional da Terra,
A Namíbia celebra a sua independência,
A Organizacao Mundial da Saúde proclama o Dia do Sono,
A Unesco dedica o Dia da Poesia e o Dia do Teatro,
E... a Organizacao das Nações Unidas relembra a beleza vegetal no Dia Mundial das Florestas e tenta berrar com o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Pois bem, com o início do Ciclo de Áries, considerado o primeiro dos ciclos, e o completar do ciclo iniciado há um ano (e aliás como todos os ciclos) muita coisa mudou e muita mantém-se a mesma. O bem-estar da humanidade continua a não ser uma prioridade dos líderes do mundo, a sua paz e segurança continua a ser um desejo dos povos da Terra.

À medida que o tempo corre e a vida se renasce com a Primavera do 21 de Março, os cerca de 7 milhões de bahá'ís espalhados por todo o Globo celebram o Naw Ruz que, etimologicamente, Novo Dia (neste caso, o Novo Ano).

Das palavras dAquele que é considerado o exemplo de vida bahá'í, 'Abdu'-Bahá, proferidas na década de 1910 em Paris, destaco aquelas que me parecem que testemunham o significado deste Novo Dia que hoje despontou:

“Neste momento, o sol aparece no meridiano e dia e noite são iguais. Até o dia de hoje, o Pólo Norte estava escuro. Hoje o sol aprece no horizonte do Pólo Norte. Hoje o sol nasce e se põe na linha equatorial e os dois hemisférios são igualmente iluminados. Este dia sagrado, quando o sol ilumina igualmente a terra inteira, se chama o equinócio; e o equinócio é o símbolo do Manifestante de Deus. O Sol da Verdade se levanta no horizonte da Misericórdia Divina e dele emanam seus raios. Este dia é consagrado à comemoração disso. É o início da primavera. Quando o sol aparece no equinócio, provoca movimento em todas as coisas. O mundo mineral é posto em moção, as plantas começam a brotar, o deserto é transformado em planície, as árvores florescem e todas as coisas viventes respondem, inclusive os corpos dos animais e dos homens.
O subir do sol no equinócio é o símbolo da vida; da mesma forma, é o símbolo dos Divinos Manifestantes de Deus, pois a ascensão do Sol da Verdade no Céu da Bondade Divina estabeleceu o sinal de Vida para o mundo. A realidade humana começa a viver, nossos pensamentos são transformados e nossa inteligência é despertada. O Sol da Verdade dá Vida Eterna, assim como o sol físico é a causa da vida terrestre.
(...)
Ó vós filhos do Reino!
É o Ano Novo, isto é, o ciclo do ano se fecha. O ano é a expressão de um ciclo (do sol); mas agora é o começo de um ciclo de Realidade, um Novo Ciclo, um Novo Tempo e um Novo Ano. Portanto, é muito abençoado.
Desejo que essa bênção apareça e se manifeste nas faces e nas características dos crentes, para que eles, também, possam se tornar um novo povo e, tendo encontrado nova vida e sido batizados com fogo e espírito, possam fazer do mundo velho um novo mundo, a fim de que as velhas ideias desapareçam e novos pensamentos surjam (…); as velhas políticas, cujo alicerce é a guerra, sejam descartadas e políticas novas, fundamentadas na paz, ergam os estandartes da vitória; (…) que a nova voz brade e que esse novo som alcance os ouvidos, que o novo siga o novo."

Aos meus amigos bahá'ís e aos meus amigos muçulmanos, cristãos, judeus, budistas, zoroastrianos, hindús, agnósticos e ateus os meus desejos de um Feliz Naw Ruz.

Etiquetas: , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial