terça-feira, janeiro 30, 2007

Quero PAZ!!!


A falta de unidade é um risco que as nações e os povos da Terra já não podem mais suportar; as conseqüências são demasiado terríveis para poderem ser contempladas, demasiado óbvias para requererem qualquer demonstração. "O bem-estar da humanidade", escreveu Bahá'u'lláh há mais de um século, "a sua paz e segurança, são inatingíveis a não ser que, e até que, a sua unidade seja firmemente estabelecida".
Ao observar que "toda a humanidade está gemendo e ansiando por ser conduzida à unificação, e assim terminar o seu martírio secular", Shoghi Effendi acrescentou ainda que "a unificação da humanidade inteira é a etapa distintiva da qual a sociedade humana atualmente se aproxima.

cit. in A Promessa da Paz Mundial (1986)

Sendo hoje o Dia Internacional da Não Violência, eu não poderia ter ficado impávido perante a blogagem colectiva iniciada no Brasil por Lino Resende e apoiada por Carlos Emerson Jr. (entre outros).

A desintegração mundial é cada vez mais iminente. O que antes parecia a neutralidade e o desprezo de umas nações perante outras se tem convertido, como que alquimicamente, noutra realidade.

Há cerca de um mês, Washington Araújo, explicou muito bom a relação destes dois fenómenos - a integração e a desintegração - através das seguintes palavras:
Entendo que existem dois processos atualmente em marcha. Um é de desintegração e outro de unificação. O primeiro é marcado pelas guerras, pela miséria e pela fome, pelo descaso com a saúde e a segurança públicas e outraz tristes realidades. O segundo, faz menos estardalhaço. É que traz à luz iniciativas de governos e de organismos não-governamentais visando o aumento de inclusão social, a diminuição da mortalidade infantil, o acesso irrestrito à educação. Mas são processos que caminham lado a lado.

Ao mesmo tempo que vemos o mundo a sofrer por guerras infrutíferas, ao mesmo tempo que vemos a fome e a miséria na África, as perseguições religiosas no mundo islamo-árabe, a xenofobia no mundo "ocidentalizado", damo-nos conta que é necessária a integração de todos os povos e culturas, que as religiões são dotadas da função unificadora, que o ser humano deve ser apoiado nas suas necessidades mais básicas e que a paz é a meta, para a qual, inevitavelmente iremos chegar.

São duas linhas paralelas que correm: a linha da destruição e a linha da construção. Creio que chegará o dia em que, as linhas se convergiram numa só e a Paz Máxima será atingida!

Etiquetas: , , , , , ,

15 Comentários:

Blogger Morena disse...

Nossa muito bom!!!
Amei a parte das linhas paralelas!
E vc posta da onde?!?
Mil beijos

31 janeiro, 2007 12:56  
Blogger Livros & Literatura disse...

"Quando o poder do amor superar o amor do poder, o mundo conhecerá a paz."
(Jimmi Hendrix)

Sam, muita paz para todos nós.

Marcela Vieira.

31 janeiro, 2007 13:32  
Blogger SAM disse...

Morena e Marcela, agradeço os comentários.

É muito bom ver pessoas do Brasil convergirem neste espaço, com pessoas aqui de Portugal.

Esta é a liberdade que o ciber-espaço nos dá: lutarmos, intercontinentes, por uma paz duradoura, fértil e sempiterna!

31 janeiro, 2007 18:21  
Anonymous Lino disse...

Sam:
Nunca tinha visto a questão sob este ângulo. E é isso o que é bom nas postagens coletivas, pois podemos ver um mesmo problema sob vários ângulos.
Concordo que precisamos de unificação e que ela seja feita em prol da paz.
Obrigado pela participação.

31 janeiro, 2007 18:23  
Anonymous Carlos Emerson Jr. disse...

Sam meu bom amigo, estou em falta com você! Acabei não passando por aqui ontem, mas hoje cá estou para agradecer sua participação, como sempre serena, filosófica e cheia de paz, não fosse você do Bahá'i.
Sua colocação das linhas de destruição e construção é inovadora e traz um pouco de esperança de uma possível PAZ neste nosso planeta.
Um grande abraço do amigo do Brasil

31 janeiro, 2007 22:07  
Blogger Sam disse...

Caros amigos,

Eu também tenho estado em falta.
Espero que ao regressar de viagem possa dedicar mais tempo ao blog do Carlos Emerson Jr. e aos novos blogs que acabo de descobrir aqui, como o do Lino, preocupados com os temas que realmente nos devem preocupar.

Um abraço a todos.

01 fevereiro, 2007 19:50  
Anonymous Saramar disse...

Sam, não conhecia seu blog e gostei demais. Parabéns!

Fiquei aqui lendo e mentalizando algo positivo e, ao final, só posso acrescentar que espero que todos os deuses leiam suas palavras e se faça, finalmente esta convergência.

beijos

02 fevereiro, 2007 18:51  
Anonymous Friedrich disse...

Não conhecia este espaço e vim aqui parar através do blogue do Graza.
Alertou-me o debate sobre “Não vem quem não tem...”, no blogue do Vitor Sousa e resolvi dar uma olhadela a todos os blogues dos intervenientes nos comentários que me deliciaram pela qualidade...

Todos queremos paz, mas nada mais nos ocorre senão a Guerra, foi assim sempre e assim continuará a ser, infelizmente; enquanto o homem pensar que é no poder que está a tranquilidade a guerra sobrepor-se-á...
O artigo está excelente.

Um abraço

09 fevereiro, 2007 19:30  
Blogger Lee disse...

A excelência dos nossos desejos não conseguirá jamais ofuscar o horror da realidade. Somos todos diferentes, desejamos continuar a ter o que é nosso, o que é dos outros e os bens alheios que nos permitem viver. Poderemos incluir aqui o direito ao isolamento e à solidão, estaremos já a usurpar de um espaço, porque não é só nosso.
Infelizmente nunca conseguiremos viver em paz connosco, mas podemos sonhar.
Um abraço

13 fevereiro, 2007 20:54  
Anonymous Sonia Nunes disse...

Planeta Limpo - Dia da Ecologia

PARABENS!!!


A tua mensagem deixou -me especialmente sensibilizada porque sou mais uma das tantas pessoas que todos os dias comentam as "alterações climaticas" e nada fazemos.

Até mais amigo

Sónia Nunes

07 junho, 2007 09:24  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

02 fevereiro, 2010 05:24  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

09 fevereiro, 2010 05:52  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

10 fevereiro, 2010 11:24  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

13 fevereiro, 2010 15:22  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

14 fevereiro, 2010 02:24  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial