terça-feira, janeiro 30, 2007

Quero PAZ!!!


A falta de unidade é um risco que as nações e os povos da Terra já não podem mais suportar; as conseqüências são demasiado terríveis para poderem ser contempladas, demasiado óbvias para requererem qualquer demonstração. "O bem-estar da humanidade", escreveu Bahá'u'lláh há mais de um século, "a sua paz e segurança, são inatingíveis a não ser que, e até que, a sua unidade seja firmemente estabelecida".
Ao observar que "toda a humanidade está gemendo e ansiando por ser conduzida à unificação, e assim terminar o seu martírio secular", Shoghi Effendi acrescentou ainda que "a unificação da humanidade inteira é a etapa distintiva da qual a sociedade humana atualmente se aproxima.

cit. in A Promessa da Paz Mundial (1986)

Sendo hoje o Dia Internacional da Não Violência, eu não poderia ter ficado impávido perante a blogagem colectiva iniciada no Brasil por Lino Resende e apoiada por Carlos Emerson Jr. (entre outros).

A desintegração mundial é cada vez mais iminente. O que antes parecia a neutralidade e o desprezo de umas nações perante outras se tem convertido, como que alquimicamente, noutra realidade.

Há cerca de um mês, Washington Araújo, explicou muito bom a relação destes dois fenómenos - a integração e a desintegração - através das seguintes palavras:
Entendo que existem dois processos atualmente em marcha. Um é de desintegração e outro de unificação. O primeiro é marcado pelas guerras, pela miséria e pela fome, pelo descaso com a saúde e a segurança públicas e outraz tristes realidades. O segundo, faz menos estardalhaço. É que traz à luz iniciativas de governos e de organismos não-governamentais visando o aumento de inclusão social, a diminuição da mortalidade infantil, o acesso irrestrito à educação. Mas são processos que caminham lado a lado.

Ao mesmo tempo que vemos o mundo a sofrer por guerras infrutíferas, ao mesmo tempo que vemos a fome e a miséria na África, as perseguições religiosas no mundo islamo-árabe, a xenofobia no mundo "ocidentalizado", damo-nos conta que é necessária a integração de todos os povos e culturas, que as religiões são dotadas da função unificadora, que o ser humano deve ser apoiado nas suas necessidades mais básicas e que a paz é a meta, para a qual, inevitavelmente iremos chegar.

São duas linhas paralelas que correm: a linha da destruição e a linha da construção. Creio que chegará o dia em que, as linhas se convergiram numa só e a Paz Máxima será atingida!

Etiquetas: , , , , , ,

15 Comentários:

Blogger Morena disse...

Nossa muito bom!!!
Amei a parte das linhas paralelas!
E vc posta da onde?!?
Mil beijos

31 janeiro, 2007 12:56  
Blogger Livros & Literatura disse...

"Quando o poder do amor superar o amor do poder, o mundo conhecerá a paz."
(Jimmi Hendrix)

Sam, muita paz para todos nós.

Marcela Vieira.

31 janeiro, 2007 13:32  
Blogger SAM disse...

Morena e Marcela, agradeço os comentários.

É muito bom ver pessoas do Brasil convergirem neste espaço, com pessoas aqui de Portugal.

Esta é a liberdade que o ciber-espaço nos dá: lutarmos, intercontinentes, por uma paz duradoura, fértil e sempiterna!

31 janeiro, 2007 18:21  
Anonymous Anónimo disse...

Sam:
Nunca tinha visto a questão sob este ângulo. E é isso o que é bom nas postagens coletivas, pois podemos ver um mesmo problema sob vários ângulos.
Concordo que precisamos de unificação e que ela seja feita em prol da paz.
Obrigado pela participação.

31 janeiro, 2007 18:23  
Anonymous Anónimo disse...

Sam meu bom amigo, estou em falta com você! Acabei não passando por aqui ontem, mas hoje cá estou para agradecer sua participação, como sempre serena, filosófica e cheia de paz, não fosse você do Bahá'i.
Sua colocação das linhas de destruição e construção é inovadora e traz um pouco de esperança de uma possível PAZ neste nosso planeta.
Um grande abraço do amigo do Brasil

31 janeiro, 2007 22:07  
Blogger Unknown disse...

Caros amigos,

Eu também tenho estado em falta.
Espero que ao regressar de viagem possa dedicar mais tempo ao blog do Carlos Emerson Jr. e aos novos blogs que acabo de descobrir aqui, como o do Lino, preocupados com os temas que realmente nos devem preocupar.

Um abraço a todos.

01 fevereiro, 2007 19:50  
Anonymous Anónimo disse...

Sam, não conhecia seu blog e gostei demais. Parabéns!

Fiquei aqui lendo e mentalizando algo positivo e, ao final, só posso acrescentar que espero que todos os deuses leiam suas palavras e se faça, finalmente esta convergência.

beijos

02 fevereiro, 2007 18:51  
Anonymous Anónimo disse...

Não conhecia este espaço e vim aqui parar através do blogue do Graza.
Alertou-me o debate sobre “Não vem quem não tem...”, no blogue do Vitor Sousa e resolvi dar uma olhadela a todos os blogues dos intervenientes nos comentários que me deliciaram pela qualidade...

Todos queremos paz, mas nada mais nos ocorre senão a Guerra, foi assim sempre e assim continuará a ser, infelizmente; enquanto o homem pensar que é no poder que está a tranquilidade a guerra sobrepor-se-á...
O artigo está excelente.

Um abraço

09 fevereiro, 2007 19:30  
Blogger JP disse...

A excelência dos nossos desejos não conseguirá jamais ofuscar o horror da realidade. Somos todos diferentes, desejamos continuar a ter o que é nosso, o que é dos outros e os bens alheios que nos permitem viver. Poderemos incluir aqui o direito ao isolamento e à solidão, estaremos já a usurpar de um espaço, porque não é só nosso.
Infelizmente nunca conseguiremos viver em paz connosco, mas podemos sonhar.
Um abraço

13 fevereiro, 2007 20:54  
Anonymous Anónimo disse...

Planeta Limpo - Dia da Ecologia

PARABENS!!!


A tua mensagem deixou -me especialmente sensibilizada porque sou mais uma das tantas pessoas que todos os dias comentam as "alterações climaticas" e nada fazemos.

Até mais amigo

Sónia Nunes

07 junho, 2007 09:24  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

02 fevereiro, 2010 05:24  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

09 fevereiro, 2010 05:52  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

10 fevereiro, 2010 11:24  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

13 fevereiro, 2010 15:22  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

14 fevereiro, 2010 02:24  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial