quarta-feira, dezembro 12, 2007

A Luta de toda a Humanidade! Obrigado a todos!

Obrigado a todos os que participaram da campanha pelos Direitos Humanos. Espero que as palavras de cada um possam se converter nas ações de todos, por uma humanidade mais justa, na qual os Direitos são Universais!

Acho que não há palavras que possam expressar a minha alegria em notar tanta gente entusiasta nesse dia, escrevendo sobre o tema: mais de 101 bloggers, cerca de 110 blogs, de 12 países dos vários cantos do mundo! Se a minha escola, como alguém disse, é a escola do Lino Resende, creio que ele estará orgulhoso!

Há uns dias antes eu ia para o buscador de blogs do google, e lá encontrava nas primeiras páginas, sob o tema “direitos humanos”, estavam notícias descritivas, dos mais diversos centros noticiosos do mundo, mas hoje, alguns dos participantes entram diretamente nas primeiras páginas da busca.

Nestes dias, 101 pessoas unidas, demonstrámos que nos preocupamos! Que enquanto uma viv’alma estiver em sofrimento, não nos deteremos, parados, impávidos e silenciosamente, mas seguiremos avante pela causa da Humanidade, por Um Mundo e dotado de Uma Vida.

Deixamos para a posteridade o facto de que, como uma única nação, a Terra pode-se unir, não importando as aparentes diferenças entre cada um de nós.

Por isso, o meu sincero obrigado a todo e cada um de vocês que de vários pontos do mundo, participaram nesta causa, que é a causa de todos.

Abaixo segue a listagem final dos participantes tendo, em frente, os links diretos para os textos escritos e uma nota sobre a temática abordada, para que possam visitar aqueles que vos possam suscitar interesse. Aproveito também para expressar a minha tristeza pela não participação de muitas pessoas que, por motivos diversos não puderam participar, e a minha decepção com aqueles que nem responderam ao apelo, porque, quiçá, ao que parece, não consideram o tema suficientemente relevante. E aos críticos, deixo a nota: a luta pelos Direitos Humanos é de todos e continuará, com todos unidos, até que todos tenhamos os nossos plenos direitos para usufruir da plenitude de nossas vidas (com verdadeiros direitos e deveres).

No Brasil participaram:

  1. Adriana do Espírita na net – com o seu texto que nos lembra a diferença entre justiça e vingança, amor de mãe e amor cego a si mesmo.
  2. Afrodite e Vénus do Caixa de Pandora – cujo texto, ao falar dos direitos humanos e da necessidade de punir aqueles que os violam, eu não me contive e deixei um desafio para reflexão.
  3. – por nos lembrar de um caso que peço aos leitores portugueses que leiam: o da Ana Virgínia.
  4. André L. Soares do Gritos verticais – que, com prosa e poesia, não nos deixou esquecer do drama do Darfur.
  5. André Wernner do Blog do André Wernner – que mostra a sua decepção no incumprimento de tantos artigos de uma alegada Declaração Universal...
  6. Andréa Motta do Leio o mundo assim… – pelos quatro textos que, sublimente, dão-nos a visão que nos falta na educação e na cultura: a visão da solidariedade.
  7. Bud do Armazem do Bud – com a crise concreta de uma gente concreta, que trabalha nos canaviais.
  8. Caco do Matemática na veia – sobretudo por lutar contra o axioma "o que os olhos não vêem o coração não sente".
  9. Cármen Neves do Só para dizer que tenho um blog – pelo texto que cita a maior tragédia humana (a violência); e deixei-lhe um desafio lá nos comentários.
  10. do Blog do Fran – pela publicidade que lembrava o orkut!
  11. Cristiane do Fragmentos de mim – cada um faz a sua parte, como ela tão bem disse, analisando o passado e potencializando um futuro pleno de sentido para todos nós.
  12. Ceci do Viver melhor – que contando uma história, nos faz pensar na possível decisão que temos em nossas vidas: sermos em interação ou termos em isolamento.
  13. Cejunior do Blog do Cejunior – em especial pela publicidade que deu ao evento e pela presença sempre constante no meu blog (ainda que seja através do googlereader, não é amigo?).
  14. Chicoelho do Verde que te quero verde – por simplesmente nos põe uma certa declaração e nos põe a pensar sobre algo que deveria ser simples fazer.
  15. Chuvinha do Sonho de uma noite… – por me ter feito recordar de um dos maiores lutadores pelo bem-estar da humanidade: Sérgio Vieira de Mello.
  16. Claudia do Ensaio de palavras – pela lembrança do dia.
  17. Dácio Jaegger do Chega mais… – sobre a existência de leis que não são aplicadas e sobre a situação degradante de crianças e mulheres, usando o exemplo recente da menina de 15 anos na delegacia do PA.
  18. Daniel Fernandes do Na boca da caverna – pela publicidade.
  19. Dashavaianas do Dashavaianas – é verdade: O nosso principal objetivo é lembrar que somos um mundo, uma vida.
  20. Didgio do Neurônios hiperativos – pelo direito à liberdade e a infância.
  21. Du do Norte – por falar no Brasil, mas por nos lembrar do Iraque, por falar do nosso papel individual mas também da constante prece a Deus para conseguir seguir avante.
  22. Eduardo P. L. do Varal de ideias – pelo texto que lembra que enquanto não amarmos a justiça, nunca seremos capazes de amar e respeitar os direitos de todos os humanos.
  23. Elisabetecunha do Encanto – vale a pena ver, nem que seja pelas imagens, pelo texto completo, pelas referências ou pelos videos, enfim, nem que seja por tudo!
  24. Enio Luiz Vedovello do Reflexões e perda de tempo – pelo texto que de perda de tempo nada tem, mas que nos lembra da existência do preconceito, a pior doença da Humanidade.
  25. Fábio Mayer do Blog do Fábio Mayer – por nos recordar que além dos direitos, existem os deveres humanos que devem ser cumpridos.
  26. Fernanda do Mãe... e muito mais – por falar da tragédia ambiental e da aparente ausência de direitos de quem nelas vive.
  27. Idéias Literárias do Apoio fraterno – obrigado pelo texto que se mostrou capaz de sintetizar todo o espírito desta blogagem.
  28. J_Rosario do Chronicles & tales unlimited (red) – que, do seu otimismo, pareceu me mostrar a esperança por um mundo que seja como um só país e que nós sejamos verdadeiros e plenos cidadãos desse país!
  29. Jackie do Ideais e idéias – pela música, pelo vídeo, pela presença sentida em cada palavra escrita, afinal de contas: quem sabe faz a hora, não espera acontecer, não é pessoal?
  30. Jeanne do Espiritizar – que nos trouxe alma à blogagem, lembrando que somos todos seres espirituais em intercomunhão.
  31. Jonice do English is cool – por nos lembrar, usando Einstein como referência, que nós somos os criadores da nossa realidade e que o nosso ego é o maior impeditivo do progresso.
  32. Juca do Lavanderia virtual – pelo belíssimo exemplo de luta e de oportunidade que nos ofertou.
  33. Larissa Tietjen do Releitura – pelos três textos que falam da história da declaração, do papel do jornalismo e o direito das mulheres.
  34. Lino Resende do Lino Resende – pela ajuda sempre presente, nomeadamente na criação dos selos, e pelo fabuloso texto sobre a verdadeira unidade na diversidade (e por ser um bom diretor de escola!).
  35. Luci Lacey do Hippos – que com tristeza nos lembra que a declaração universal é para ser cumprida e não ficar esquecida nos corredores da burocracia.
  36. Lucia Freitas do Ladybug Brasil – que nos pergunta o que acontece com o dinheiro dos nossos impostos, se não servem no caminho dos DH...
  37. Luma do Luz de Luma, yes party! – pelo texto que, coerentemente, aborda a necessidade da religiosidade mantida longe dos extremismos que corroem a própria existência social humana.
  38. Mãe Global do Mãe global – que nos projeta a um esforço de 2008, do Estado de SP.
  39. Marie do Marie* – relatando uma experiência recente que nos prova a todos que DH é fundamental para a sociedade civil, para a economia e também para cada um de nós.
  40. Mauricio Santoro do Todos os fogos o fogo – pelo relato de outra das notícias do dia: o início do julgamento de Fujimori.
  41. Menina Malvada (Ou Kaka) do Meu veneno – por lembrar que a educação é a pedra fundamental do nosso progresso e que o nosso progresso é devido aos humanos direitos que lutam pelos direitos humanos de todos.
  42. Odele Souza do Flavia, vivendo em coma... e Oficina de palavras – que nos conta as dores de ver um ser humano em sofrimento esquecido pela sociedade!
  43. Osc@r Luiz do by Osc@r Luiz e Flainando na web – por compartilhar conosco videos que nos esclarecem a história mas, sobretudo, a importância dos DH.
  44. Orlando Stampacchio do Cantinho do Landinho – o único que não pude comentar (não tenho os logs necessários!), por isso o
  45. Pat do Pinkareta – que nos lembra de uma arma fundamental da nossa luta: a comunicação social!
  46. Pedro Freire Filho – como tão bem disse: esta causa é de todos nós!
  47. Rafael Sarmento do Troféu Joinha e Amigos da blogosfera – que, com firmeza e serenidade, nos trouxe o regresso à infância ou, melhor, um pedido de nova ordem.
  48. Renata do Devaneios e desabafos – vale a pena ver a advertência do Calvin ao Hobbes!
  49. Ronald do Blog do Ronald – pela forma correta e polida que descreve as origens e desventuras dos Direitos Humanos.
  50. Ru Correa do Other side – por nos lembrar que os DH também se vivem nas escolas.
  51. Samantha Shiraishi do A vida como a vida quer – pela participação, ainda que de longe, mas pelo entusiasmo com que apoiou esta causa desde o início.
  52. Sérgio/Histórias & Cotidiano do Todo seu! – que nos traz os números do aborto e o apelo ao direitos de quem nem chega a ver a luz do dia.
  53. Silvano Vilela do Plugbr – que nos lembrou da exploração sexual que é, bem provavelmente, a mais horrenda: a dos menores.
  54. Titão do Príncipe Tito – por provar que uma imagem fala mais claramente que muitas palavras.
  55. Veridiana Serpa do 30 & alguns – pelo video tão bem montado, com imagens que todos nós deveríamos conhecer.
  56. Vinicius Cabral do Papibaquígrafo – que alerta aos amantes dos DH: a vítima merece da violação dos DH merece toda a nossa atenção e apoio.
  57. – pelo direito à comunicação.
  58. Xico Lopes do Blogvisão – com um post que demorei a encontrar, mas que nos traz um exemplo de campanha pelos Direitos Humanos fora da ciberesfera.
  59. X do [ – estabelecendo paralelos entre o Myanmar e o Iraque: onde estão os direitos de seu oprimidos?
Sobre Portugal: gostaria de destacar a presença destes bloggers, pois considero ser um facto inédito. Parece que o ano de 2007 fez com que a expressão blogagem colectiva passasse o mar-oceano que nos separava:
  1. Almaazul do Meu país azul – "não percam tempo" diz a autora e façam algo, obrigado por dizeres isso, minha amiga querida!
  2. Ali_Se do Ali_Se – que conjuga a arte das sombras, com a realidade da educação.
  3. Amigona Avó e Neta Princesa do Instantesdavida – pelos mais diversos textos que demonstram verdadeira preocupação por esta causa.
  4. Bentes, Miguel Montes e Muffi do Sem imagens – com três belas imagens.
  5. Dad do Momentos de luar – que merece que eu repita uma das mais marcantes frases da minha vida, postadas no seu blog: Que não se vanglorie quem ama seu próprio país, mas sim, quem ama o mundo inteiro. A terra é apenas um país, e o gênero humano, seus cidadãos.
  6. Dragonfenix do Mexe no Peixe – pelo coração que deu à blogagem, lembrando-nos que os direitos humanos só poderão existir se os humanos souberem viver numa sociedade dotada de ser e amor.
  7. Fátima André do Revistar a educação – com fotos (é como nos jornais, não são cenas para os mais sensíveis!) que nos fazem pensar se somos mais um demónio ou um anjo.
  8. – por dois belos poemas que merecem ser lidos.
  9. ISM do Semicírculo – pela visão dotada de pragmatismo, sobre a responsabilidade dos estados soberanos em proteger a soberania das pessoas e a soberania de outros estados.
  10. Je vois la vie en vert do Je vois la vie en vert – que cita o primeiro artigo fundamental da Declaração Universal dos DH.
  11. João Moutinho do A paz universal – com a sua preocupação com a escravatura humana (um passado que não é assim tão longínquo!).
  12. Lita do Pequenos pormenores – com o texto que lembra que de todos os Humanos com Direitos as crianças são as que mais deles precisam.
  13. Luz Dourada do A luz do dia e da noite – por ser um espaço que nos remeteu a um bom texto.
  14. Maria Lagos do Mulheres na nova era – idem anterior.
  15. Mei & Chihiro do Butterflies en faries – pela publicidade à campanha e à Neptuna.
  16. Neptuna do Neptunices – pela ajuda nos bastidores, pela publicidade e pela análise do vasto conteúdo de um único artigo da Declaração: o 3º.
  17. Olavo do Comentários de passagem – que nos lembra que em cada um de nossos gestos está a nossa luta pelos DH.
  18. Peanut do Peanut – pela frase de Gandhi e por ter feito o seu blog nascer nesse belo dia!
  19. Quemteclanaochora do Micazinha – obrigado pelas imagens e pelas frases por baixo delas (a minha favorita é a primeira imagem)
  20. X-Man do Pulguedo – ao falar da aparente falta de interesse de alguns líderes em debater a verdadeira necessidade humana: direitos e paz.
  21. Zeca do Plagiadíssimo III – pela excelente publicidade.
Em Moçambique:
  • Clandestino do Clube de malandros – por ser o nosso representante das Áfricas e pela contínua publicidade que deu à campanha (espero que daqui a um ano tenhamos mais pessoas de Moçambique, de Angola, de S. Tomé e Príncipe, de Cabo Verde, de Guiné Bissau, ...).
Na França:
  • Maria Augusta do Le Jardin Éphémère – com uma bela metáfora sobre os sistemas de liderança mundial, utilizando a obra de Orwell.
  • Pedro Fontela do Inbetween – que participa com uma crítica a alguns estilos de liderança política, religiosa e económica, lembrando-nos que a responsabilidade da luta pelos DH a cada um de nós.
Na Itália:
  • Meiroca do Pensiere e Parole – por nos lembrar que um minuto de reflexão consciente vale mais que muitos minutos em campanhas: grazie per il tuo aiuto!
Na Alemanha:
Na Holanda:
  • Francy e Carlos do Cenas do cotidiano – que me fizeram pensar sobre a dicotomia entre direitos universais e direitos específicos de cada sociedade, cultura e época.

E talvez de Timor:

  • Fábrica dos Blogs do Timor Lorosae Nação – pela publicidade e por simbolizarem, na sua lista de autores, a conjunção humanitária de todo o idioma português, como verdadeira nação de unidade.

E, como o idioma não é um impedimento, do Perú, o Susana Frisancho nos escreve a partir do seu Blog, linkando duas revistas científicas sobre a educação para os valores: afinal de contas, no hay derechos humanos si no hay educación humana: una vez más, Susana, ¡muchísimas gracias! De Espanha, mí querida amiga Virgínia, que, testadura o genial (no sé! de ti nunca sé!), me ha enseñado una cosa fundamental: Todo día es dia de derechos humanos!

E, em inglês, do EUA do Reino Unido John Barnabas. Each one of you made this day special, by writing about such important thematics. Once more, thank you very much for your presence! Next year we must make this activity broader to english-spoken participants. And thank you to , that I am not sure if ever got my email, but that decided to give everyone a good text on this matter.

Aos participantes garanto adicioná-los ao meu googlereader (exceto os blogs do domínio *.uol, porque, simplesmente, não consigo: alguém sabe me explicar como posso dar a volta ao sistema?) e tentar manter um contato mais real convosco, numa troca de ideias sempre frutuosa!

Foi um prazer estar neste empreendimento convosco e, até breve!



Outros participantes: Marco, Zealfredo, Fátima, Simone Zellner, Marlene M, Sergio Nasto, Rosamaria, Blondie, Adriana.

Etiquetas: , , ,

17 Comentários:

Blogger Marie* disse...

foi mais do que um prazer participar dessa bogagem com um assunto tão relevante e que precisa ser discutido!

12 dezembro, 2007 14:56  
Blogger Sergio disse...

Olá, Sam!

O Lino me enviou um email e achei interessante, mas so hoje tive tempo e certeza da participação. O assunto é mais que urgente e precioso para nós.

Um abraço

12 dezembro, 2007 15:43  
Blogger Unknown disse...

SAM, CONTE SEMPRE COMIGO PARA ESSAS CAMPANHAS... SÓ GOSTARIA DE INFORMAR-LHES QUE VÁRIOS BLOGAMIGOS DA MINHA LISTA TAMBÉM PARTICIPARAM (MAIS DE 15) E TE PARABENIZO POR ESTE POST. É UMA LISTA IMPORTANTE QUE VOLTAREI COM TEMPO DISPONÍVEL PARA LER OS BLOGS DOS COMPANHEIROS QUE ESTIVERAM JUNTOS NESTA CAMPANHA E QUE AINDA NÃO TINHA VISITADO....ABRAÇO E PARABÉNS MAIS UMA VEZ!

12 dezembro, 2007 18:21  
Blogger lgresende disse...

Sam:
Se você é da minha escola, estou mesmo orgulhoso. Sei o trabalho que dá uma blogagem e esta foi um sucesso. Mostrou que existe gente preocupada com os direitos humanos e dispostos a falar e a lutar por eles.

12 dezembro, 2007 19:06  
Blogger amigona avó e a neta princesa disse...

Acredita meu amigo (posso tratar-te assim, certo?) que foram muitos mais! Em Portugal muitos outros abordaram o tema...Muitos parabéns pela tua iniciativa...deixa que te deixe um abraço sincero...muito, muito obrigada...irei conhecer os amigos que aqui referes...vou conhecer um a um...beijo...

12 dezembro, 2007 19:19  
Anonymous Anónimo disse...

Well, my friend thanks U for remaining me these almost forgotten rights and making me stop for a while to pay attention to them. U r a committed and active person which is very good! cos we need people like U;) keep being like U r.

Love U, Vir

12 dezembro, 2007 20:41  
Anonymous Anónimo disse...

UPPPS remembering not remaining my friend, jejee SO Sorry for my "lapus" jejeje
eso me pasa por escribir en ingles a estas horas,jjeje
UN beso!

12 dezembro, 2007 20:44  
Anonymous Anónimo disse...

Estou encantada com a quantidade de material, de extrema qualidade, que serviu como base para essa centena de posts! Parabéns para todos os blogueiros envolvidos e especialmente para você, Sam. O envolvimento de pessoas de países distintos, com cenários distintos comprova que a luta pelos Direitos Humanos será sempre válida.
www.releitura.wordpress.com

13 dezembro, 2007 01:17  
Blogger Juca disse...

Bom-dia, Sam!

Por minha vez, eu é que agradeço por fazer parte dessa belíssima manifestação de união, solidariedade, respeito e amor em torno de uma causa única: o ser humano, a vida com dignidade!

Conte sempre com minha participação! Mais uma vez, parabéns pela iniciativa! Até breve!

Abração!
Juca

13 dezembro, 2007 12:34  
Blogger Carlos Emerson Junior disse...

Uma beleza essa blogagem. E os números só confirmam isso!
Parabéns SAM e parabéns a todos os participantes, de todos os cantos do mundo.
A luta não acaba aqui, pelo contrário!
Um abração.

http://blogdocejunior.wordpress.com

14 dezembro, 2007 00:17  
Anonymous Anónimo disse...

Parabéns a todos que participaram...
E ao Sam pelo cuidado e carinho que teve em dar atenção a cada um...
Para o ano que vem o número dos participantes vai ter que ganhar pelo menos mais um 0

14 dezembro, 2007 11:13  
Blogger Rosana disse...

Sam,
Parabéns pela sua iniciativa, ela rendeu muitos frutos e excelentes reflexões dentro de um tema tão amplo. Se você quiser saber mais sobre o encontro em São Paulo que gerou a Declaração de Luarca, acesse www.comitedapaz.org.br, clicando depois no selo Paz Como se Faz, OK?
Beijos,
Rosana, do Mãe Global.

14 dezembro, 2007 11:19  
Blogger Unknown disse...

Sam, boa tarde! Confesso que gostei de ler o meu nome, entre os bloggers mencionados! Fica triste sim, pelos que manifestaram respeito pela blogagem, justificando-se. Não se decepcione pelos que nem responderam ao apelo. Decepções sempre surgem: até entre familiares. Durante a semana, se precisar de duas, assim será, visitarei cada um dos participantes e, deixarei o meu comentário. Com toda certeza será um prazer imenso, conhecer comece cada um deles. Quanto ao desafio. Ele está pronto, falta digitar e publicá-lo. Espero que esteja a altura do teu desafio. Penso que amanhã estará no blog. Aviso-te. No mais, foi um prazer participar de uma blogagem tão importante e necessária! Conta comigo sempre! Um forte abraço,

14 dezembro, 2007 18:50  
Blogger Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Os agradecimentos não são necessários. Pensar sobre os Direitos Humanos é uma tarefa que deve ser sempre coletiva, assim como sua prática! Foi um prazer imenso participar. Um abraço!

14 dezembro, 2007 22:03  
Blogger Andre Brazoli disse...

poxa foi muita gente e quase que não participo, vou tentar comentar em alguns.

Espero que tudo isso gere pelo menos um pouco de consciência em alguns que estão no poder de vários países pelo mundo.

E pode contar comigo se tiver outras blogagens coletivas, já sabe o endereço [http://xmitzx.blogspot.com/]

Até mais.

15 dezembro, 2007 05:05  
Blogger Je Vois La Vie en Vert disse...

Foi um prazer participar nesta iniciativa aliás tudo o que toque a felicidade me toque a mim !
Abraços verdinhos

16 dezembro, 2007 15:56  
Blogger Patricia kenney disse...

Sam,
não li todos ainda, mas chego lá. O divertido dessas blogagens coletivas é que abre oportunidade para conhecer muito trabalho legal.
abraço
pat

18 dezembro, 2007 13:24  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial