quarta-feira, dezembro 26, 2007

Ocidente V Oriente

Não creio que possamos dicotomizar a humanidade, no entanto, ao receber, via email, estas figuras de Yang Liu, pensei muito sobre o tema. As imagens com fundo azul são a realidade ocidental, enquanto que a oriental tem fundo vermelho.

O líder: No Ocidente tendemos a achar que o líder é uma pessoa semelhante aos demais, mas com algumas competências acrescidas, enquanto que no Oriente o líder é o senhor supremo do conhecimento? Quem diz isso é que não conhece alguns ditadores laborais que eu conheço...

Influências do tempo:
Verdade seja dita, os ocidentais sabem ser miseráveis em qualquer tempo...

Avançando na idade:
É a solidão que nos faz adquirirmos animais de estimação ao invés de brincarmos com os nossos netos?

Transporte:
Essa é a imagem que mais me faz pensar: enquanto no Ocidente ganhamos a consciência da necesssidade de não poluir, utilizando meios de transporte não-poluentes, os orientais começam a ter capacidade de adquirir meios de transporte que os permite ir a locais cada vez mais distantes de forma cada vez mais cómoda.

Refeições:Não me parece! Afinal de contas o que um alemão ou um inglês come pela manhã me dá tantas voltas ao estômago, como os peixes que alguns orientais tendem a comer na mesma refeição...

Obstáculos:Não tenho dúvidas de que um buraco é para ser contornado e não sobrepassado. Depois quando caímos nele, perguntamos como é que foi possível!

Viagem ao exterior:
Os japoneses são mesmos do fundo vermelho, mas, também, têm mais tecnologias que nós!

No restaurante:Quem acha isso é porque nunca esteve em Portugal, na Itália ou em Espanha...

Festas:
Qual será a melhor versão?

Filas:
Sim, sim, iden meu comentário do restaurante!

Raiva:Quem acredita que um oriental é mais dissimulado que um ocidental, não interpretou bem a imagem. Acho que um oriental sabe gerir melhor as suas emoções que a maioria dos ocidentais.

Rede social:A não ser que seja uma rede social de burocracia, acho que vou concordar com essa imagem...

Pontualidade:Não conheço muitos ocidentais pontuais, mas se quiserem mesmo acreditar nisso... Na Itália todos chegavam antes da hora, em Portugal todos chegam depois da hora e em Espanha são pontualmente atrasados... Sim, na Alemanha o pessoal que chega meio segundo mais tarde nem entra, é verdade, mas a Alemanha não é todo o Ocidente (e olhem lá que nem falei da América Latina que está no Ocidente!).

Estilo de vida:
Somos, de facto, mais reservados que os orientais. Gostamos ou fingimos gostar dessa coisa chamada "solidão". Eles, por sua vez, sabem que a realidade humana é uma realidade vivencial de relações com os outros.

Opinião:Qual é a sua?

Etiquetas: , , ,

8 Comentários:

Blogger Neptuna disse...

genial este teu post!

27 dezembro, 2007 12:27  
Blogger AlmaAzul disse...

Só depois de um estudo mais aprofundado sobre cada ponto poderei ter uma opinião fundada :P lol
Para mim não passa de um monte de ideias estereotipadas que são fruto das representações sociais de quem produziu as imagens que não tem de ser necessariamente condizentes com as de cada um de nós. Ocidentais há muitos não é? E generalizações abusivas não nos levam a lugar algum.

***azuis (isto já são saudades de discutir contigo :p)

27 dezembro, 2007 15:41  
Anonymous Anónimo disse...

Algumas coisas até que concordo como a confusão de Obstáculos, festas e filas mas realmente eu prefiro passear com os meus netos que com um cão...:-)))

27 dezembro, 2007 15:59  
Blogger SaM disse...

Bastante interessante este post...

Concordo quase na sua totalidade, embora existam alguns itens que discorde, caso das filas... Cá por Portugal é sempre tudo "ao molho e fé em Deus".

Agora um dos que concordo e me atormenta é o item dos transportes, é assustador o ritmo com que a china consome petróleo, subindo diariamente o seu volume em algumas centenas de litros. É essencial promover uma política que regre o seu uso, é essencial promover os transportes públicos, é também essencial desenvolver a sua indústria obsoleta que gasta quantidades exorbitantes de petróleo.

Enquanto nos Ocidentais já estamos mais cientes das consequências do uso desregrado dos automóveis e consumidores de petróleo, os orientais ainda têm um longo caminho a percorrer, fruto da sua industrialização não sustentada e bastante recente.

Cumps
Abraço
SaM

P.S. Espero que tenha gostado do meu pequeno cantinho, é sempre bom conhecer novas pessoas =P

27 dezembro, 2007 23:04  
Blogger gato xara disse...

Olá caro Sam,
Já tenho seguido o teu cantinho desde há algum tempo, por indicação do bloguer do paxlusitaniae. Parabéns pelos temas, pela consciência e pelo estímulo que é ler os teus posts, indicadores de um sentido de conciência apurado e alinhado com o melhor do ser humano. Parabéns, e desejos de um excelente ano!

30 dezembro, 2007 22:55  
Blogger alexbr82 disse...

Achei demais esse post. Especialmente quando vemos que a realidade não é bem a que diz o jornal. Tenho a dizer que aquilo das filas desordenadas verifica-se completamente na grécia.
Cumprimentos amigão :)

02 janeiro, 2008 19:07  
Anonymous thiago koutzii disse...

bom dia!

sem querer ser chato, mas nao se trata de cidentais e orientais, mas de CHINESES em vermelho e ALEMAES em azul.

ab

23 abril, 2009 16:57  
Anonymous Anónimo disse...

Nao é possível visulisar suas imagens, hospede em outro lugar.
:)

23 outubro, 2010 16:27  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial