domingo, junho 01, 2008

Gasolinas em Portugal

O Página Um tem uma análise interessante da situação das gasolineiras portuguesas. Faço uma pequena menção dos números lá expostos.

§ A GALP obteve, no 1º Trimestre de 2008, 175.000.000 € de lucros líquidos, ou seja, mais 22,4% do período homólogo de 2007, num total de 228,6% de lucros quando comparado com o ano anterior. Para quem não sabe, a GALP é uma empresa do estado com acções na bolsa de valores.

§ Os preços sem impostos dos combustíveis em Portugal são superiores aos da média da União Europeia – 2% no caso do gasóleo e 2,4% na gasolina. O que faz com que não se possa responsabilizar, de forma alguma, os altos impostos portugueses para o seu elevado valor.

§ Incluindo os respectivos valores dos impostos, o preço do gasóleo são inferiores em 0,1% ao resto da União (corroborando o meu argumento anterior) e o da gasolina é superior em 5,2%.

§ No período de 2 de Janeiro de 2004 e 22 de Maio de 2008, o preço da gasolina (de 95 octanas) aumentou em 57,3%, o preço do gasóleo rodoviário em 102,7% e o do gasóleo de aquecimento mais de 138,1%. Mas, os rendimentos da maioria da população residente em Portugal aumentaram não 130%, nem 100%, nem 50%, mas meros e escassos 15%. Este simples facto pode influenciar drasticamente a economia nacional e levar a inflação a valores assustadores.

Ou estarei errado? Talvez eu deva parar de pensar em números e deixar a economia aos decisores políticos e gestores privados… ou talvez não!

Etiquetas: ,

4 Comentários:

Blogger Osc@r Luiz disse...

Venho aqui agradecer o carinho e a solidariedade ao pedido que fiz de orações destinadas à nossa amiga Bete, mas sobretudo trazer uma boa notícia que acaba de me chegar através da sua irmã Gloria:

OSCAR

VENHO AGRADECER A PREOCUPAÇÃO DE TODOS E FELIZMENTE AVISAR QUE ELISABETE JA ENCONTRA-SE EM UM APARTAMENTO,NENHUM ORGÃO FOI ATINGIDO E FORA DE PERIGO,AGORA É SE RECUPERAR!

OBRIGADA A TODOSSSSSS!
GLÓRIA


Agradeço então a todos pela que certamente para que a Bete tivesse as melhoras que teve.
Muito obrigado, meus amigos! De coração!
Logo ela vai estar entre nós, brincando como sempre o fez!
Me desculpem o comentário “tipo carimbo”, mas é que graças a Deus, não foram poucas as pessoas que se somaram a nós!
Muito obrigado e uma semana iluminada a todos!

01 junho, 2008 17:46  
Blogger Ricardo Rayol disse...

Meu amigo, alguns produtos como a gasolina ainda irão explodir seus preços. Infelizmente poucos países conseguem maneter seus preço controlados. Mas pelo menos você tem um sistema de transporte menos burro que no Brasil.

02 junho, 2008 00:20  
Anonymous Anónimo disse...

Sistema de transporte menos burro que no Brasil!!!
Eh... menos burro ? até q pode ser porém, embora sendo um dos mais baratos da Europa, é mais caro em relação ao salário mínimo...

02 junho, 2008 09:10  
Anonymous Anónimo disse...

Salário mínimo de Portugal... é claro

02 junho, 2008 09:11  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial