quinta-feira, dezembro 11, 2008

O direito (e o dever): agradecer!

Passei o dia de ontem maravilhado, lendo os vários blogs inscritos, atualizando as listas, respondendo a quem mandava o email com a sua participação, com o seu pedido de orientações, com as suas dúvidas. Enfim, um dia de recordar, não pelo cansaço mas pela beleza do desafio.

Uma vez mais, pessoas diferentes conseguiram encontrar um ponto em comum, uma visão única sobre um tema e, com base no respeito mútuo manifesto na maior parte dos comentários entre bloggers, demonstraram que não é possível ficar calado ante o incumprimento de requisitos básicos de dignidade e justiça para todos nós, seres humanos.

Li todos os textos (sem exceção!), e agradeço a todos, através deste singelo texto.

Poderia fazer um comentário padrão a todos, mas prefiro agradecer-vos aqui, pela capacidade em citarem figuras como S. Lucas, Kardec, Nietzsche, Hobbes, ou o “nosso” Sérgio Vieira de Mello, em demonstrar verdadeira preocupação pelas mulheres (igualdade sexual, violência doméstica), por pessoas com capacidades diversas e reduzidas ou pela defesa de crianças de rua, por relembrarem tempos de ditadura e louvarem tempos de democracia, alertarem que hospitais psiquiátricos não podem servir para deter livre-pensantes mas para apoiar pessoas com problemas psíquicos, enfim, por terem citado as mais diversas causas que tocam a cada um e a todos nós.

A humanidade que, tão entusiasticamente firmou aquilo que é muito lindo em papel e se chama Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948 (com três abstenções), parece ter perdido vergonha e é natural que muitos tenhamos perdido a fé nas lideranças, na ONU ou na própria justiça que parece agir contra aquilo que deveria defender...

Mas, com desenhos, fotos, vídeos, a sugestão da cartilha do Ziraldo e o livro de Ruth Rocha para os mais novos, ou fotos de Sebastião Salgado embelezando os textos, a blogosfera foi capaz de, com os gémeos amor e humor, lembrar que o que nos diferencia dos animais é a nossa impossibilidade de mantermos em silêncio ante a injustiça.

Como um corpo único, como folhas de cores distintas da mesma árvore chamada Humanidade, cumprimos o nosso dever de clamar por igualdade de direitos e oportunidades para todos, numa resistência pacífica porém não menos combativa.

O câncer que corrompe o tecido social só pode ser eliminado com pequenos atos como esta blogagem, mas também se a blogagem sair da blogosfera. Se, como lembrava alguém, cada vez que passarmos à frente numa fila, que cuspirmos para o chão, que dissermos mal de alguém ou simplesmente virarmos a cara a um sem abrigo, nos lembrarmos que estamos a desrespeitar a própria Declaração que ontem celebrávamos!

A nossa consciência enquanto humanos nos chama a um exercício de responsabilidade pessoal de apagarmos certas palavras dos dicionários sociais: racismo, sexismo, ódio, dissensão, guerra devem ter no seu lugar apenas igualdade, equidade, amor, união, paz.

A Humanidade mudou muito, desde 1844, quando uma simples mensagem de telégrafo, em Maio daquele ano, serviu de representante de uma nova era de mudanças técnicas e científicas tais que nos permitiu, comparado a tempos passados, evoluir exponencialmente para o melhor. A cada instante somos mais incapazes de cometer atrozes barbáries, derramando o sangue de nossos irmãos humanos. A blogosfera demonstrou-o!

Cada vez mais, se apenas o desejarmos, poderemos estar unidos e agir para que o bem-estar da Humanidade, a sua paz e segurança sejam atingidos, porque, simplesmente, a sua unidade foi firmemente estabelecida. É tão simples, não é?



Sugestão de leitura:
E, por todos nós
Obrigado!

---
Há 60 anos!
O direito a ter direito
Para quem os direitos humanos?
Blogs (com a ONU) pelos Direitos Humanos
Direitos Humanos?
A 19 dias do Aniversário
Dia Humanitário Mundial, o dia de Sérgio Vieira de Mello
Ainda o Dia dos Direitos Humanos...
A Luta de toda a Humanidade! Obrigado a todos!

Etiquetas: , , ,

19 Comentários:

Blogger *Renata Gianotto disse...

Oi Sam, querido!

Temos que agradecer a você pelo trabalho e dedicação. Confesso que não li todos os posts, irei fazê-lo depois, com mais calma, talvez no final de semana.
Acredito, como postei, que a blogosfera planta uma semente quando se prontifica a discutir um mesmo tema e que mesmo devagar, ela pode crescer e gerar frutos. Mesmo que seja no nosso interior ou na nossa pequena comunidade. É assim que as coisas grandes começam.

Já te aceitei no orkut.

Grande abraço,

Renata

12 dezembro, 2008 01:43  
Blogger Ynot Nosirrah disse...

Eu é que agradeço pela oportunidade e pelo trabalho conjunto.
Fiz mais uma postagem relacionada com direitos humanos e neste sábado falarei sobre o AI-5. Venham conferir.

12 dezembro, 2008 02:07  
Blogger betty mello disse...

Caro Sam, já respondi-lhe através de e-mail, mas aqui retorno para "pensar em voz alta ": uma vez semeada esta "pequena promessa" deve ser regada, cuidada e protegida, e este será nosso desafio-ainda maior! Me preocupei com os "pequenos"( e a eles dediquei as postagens em 2 blogs educativos que assino) pois vivo cercada por eles e percebo que em tudo que faço, falo, e penso deixo transparecer as minhas convicções, opções, idéias e ideais, e para minha maior preocupação e cuidado, vejo como acreditam em mim, como se entregam amorosamente e compactuam comigo , imitando-me, concordando comigo, e defendendo o que faço e digo frente a qualquer um que ouse discordar ou contrariar-me(mesmo que sejam seus próprios pais !!!).Somos exemplo para as nossas crianças e devemos sê-lo também para nossos parceiros de jornada pela Terra. Agradeço-lhe e a todos os companheiros de blogagem pela rara oportunidade de exercer o direito de Ser realmente HUMANO. Com carinho,admiração e um forte abraço, Betty Mello

12 dezembro, 2008 02:11  
Anonymous Anónimo disse...

atrasado, mas escrevi tb

12 dezembro, 2008 05:27  
Blogger Fátima André disse...

São iniciativas como esta que unem, fortificam e projectam a Humanidade para a construção de um mundo melhor.
Obrigada :))

12 dezembro, 2008 08:13  
Blogger Nina disse...

Obrigada Sam, somos nós que agredecemos, pela sua iniciativa. Na verdade, pela coragem, porque o tema renderia risadas de mts que já não acreditam em certos valores.
Parabéns novamente.

12 dezembro, 2008 08:31  
Blogger Lilith disse...

Eu é que agradeço pela oportunidade de fazer parte dessa corrente do bem.
Sempre que for por uma causa justa pode contar comigo.

Abs

12 dezembro, 2008 10:37  
Blogger Vanessa Anacleto disse...

Sam, esta coletiva foi de longe a melhor de que participei. Apesar de não ter tido o prazer de sua visita, agradeço, e muito, a oportunidade. Foi maravilhoso ver os diferentes enfoques para um mesmo tema tão importante para todos nós.

abraço

12 dezembro, 2008 11:06  
Blogger Lita disse...

Obrigada eu, pela iniciativa!!!!
Quanto ao e-mail, já está bom... apesar de ser tarde!;)

12 dezembro, 2008 16:40  
Anonymous Anónimo disse...

Surpreso com a objetividade, a clareza e a profundidade do teu blog!


Abraços, flores, estrelas..

12 dezembro, 2008 17:32  
Blogger Nadja Kari disse...

Oi Sam!!!Tudo bom???
Obrigada pelo comentario no meu blog. Vou preparar um post sobre direitos humanos tardiamente , mas irei! ^^ Indiquei aos amigos e tambem ao meu professor de D.H. seu blog e seus textos, estou gostando muito. E se vc me permite, eu adicionei seu blog a minha lista de favoritos ^^

Beijoooos

12 dezembro, 2008 23:39  
Blogger Cybele Meyer disse...

Olá Sam,

Obrigada pelo carinho e pela excelente iniciativa.
Eu é que agradeço pela oportunidade de integrar nesta caminhada tão sublime.
Confesso que diante da correria de final de ano, não li todos os posts, mas o farei a partir de agora. Para mim significa um grande aprendizado em todos os sentidos.
Obrigada e excelente final de semana.
Com carinho

13 dezembro, 2008 12:18  
Blogger Cris disse...

Oi Sam, estou aqui lendo seu blog mais uma vez, e um pouco triste por ter perdido a blogagem, estou um pouco afastada por causa dos estudos, mas espero retomar o meu trabalho no blog q tanto me dá prazer e alegria, sei como se sente e desde já quero agradecer por seu trabalho, pelos textos maravilhosos e pela luta pelos direitos humanos, minha vó dizia que uma andorinha só não faz verão, eu digo um adorinha só faz sim, VERÂO... ( do verbo ver)
beijos no coração

13 dezembro, 2008 16:04  
Blogger Bahá'í disse...

Querido sam, parabéns pelo belo trabalho e iniciativa da Blogagem dos Direitos Humanos. Que voce continue sempre sendo uma Tocha de Luz incandecente para abrir novos caminhos e conscientização das pessoas para a necessidade dos Direitos Humanos, para o estabelecimento da PAZ MUNDIAL no planeta, como dissse Bahá'u'lláh: " A terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos"

Sam, que Deus te recompense por todo seu esforço pelo bem da humanidade.
Gostaria de aproveitar o ensejo e convidar a todos os amigos que amam as questões dos Direitos Humanos para participarem do II FESTIVAL MUNDIAL DA PAZ que será sediado em Goiânia-Goiás, entre no site:
http://festivalmundialdapaz2.ning.com/
ou:http://www.unipazgoias.org.br/index2.php

Um grande beijo e abraço da PAZ no coração de todos os Militantes de Direitos Humanos no mundo.

Catarina Cavalacante de Jesus
Goiânia-Goiás- Brasil

14 dezembro, 2008 02:11  
Blogger *Renata Gianotto disse...

Oi Sam,

Você já ouviu falar da Revista Carta Capital?
Na edição dessa semana ela publicou uma reportagem sobre a OEA criticando o Brasil, que não se posiciona quanto à punição dos responsáveis pelos crimes de tortura que ocorreram entre 1972 e 1975.

Eu li e lembrei do meu post, na Coletiva.
Você sabia que na OEA, existem 160 casos de violação de direitos no Brasil?

Esse assunto vai longe!

Abração,

Renata

17 dezembro, 2008 13:43  
Blogger Elisabete Cunha disse...

VALEU.............


BEIJO

19 dezembro, 2008 23:24  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

30 janeiro, 2010 20:58  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

03 fevereiro, 2010 03:18  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

08 fevereiro, 2010 22:03  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial