domingo, setembro 16, 2007

O Ambiente e a lista dos piores...

Para qualquer interessado nos temas do ambiente, aqui vai uma lista liberada recentemente pela Scientific American. Trata-se da lista dos mais poluídos de entre os países em desenvolvimento, detalhada pela Blacksmith.

10. Vapi (Índia)
Aos petroquímicos, pesticidas, farmácos e diversos outros químicos, num total estimado de mil, adicione-se estrume: essa é a característica principal dessa cidade.

9. Tianying (China)
A concentração de chumbo no solo e no ar é 8,5-10 vezes superior aos padrões de saúde do governo chinês, que a considera como uma de suas mais poluídas cidades.

8. Sukinda (Índia)
30 milhões de toneladas de lixo rochoso nas águas do Rio Brahmani das minas de cromito (as maiores do mundo) permitem que a água se torne rica em crómio hexavelante carcinogénico para os 2.6 milhões de habitantes.

7. Norilsk (Rússia)
O maior complexo de fusão metálica do mundo, criando uma das piores polinas do mundo (poluição+neblina). A contaminação é tanta que o vegetal mais próximo encontra-se a 30 km e ainda há metais pesados a 60 km.

6. Linfen (China)
Pessoas que bebem arsénio e engasgam na poeira. Chega a ser difícil ver de tão poluído é o ar dessa cidade, aonde vivem três milhões de seres humanos.

5. La Oraya (Perú)
35 mil pessoas sofrem as consequências da extração de minérios de chumbo, cobre e zinco, por uma companhia estadunidense.

4. Kabwe (Zâmbia)
Crianças e fetos com paralisia cerebral e danos cerebrais diversos, com 50 a 100 microgramas de chumbo por decílitro de sangue.

3. Dzerzinsk (Rússia)
As 300 mil pessoas residentes nesta cidade possuem uma das esperanças médias de vida mais baixas da Humanidade: 45 anos (15-20 menos que os demais russos e metade do que nós, em países "ocidentais" esperamos viver). Tudo devido ao lixo (resultante da manufaturação química da Guerra Fria) injetado nos solos da cidade.

2. Chernobil (Ucrânia)
5 milhões e meios de pessoas ainda sofrem as consequências daquele que é considerado o maior acidente nuclear de todos os tempos. As suas consequências são sentidas através de doenças várias, como o câncer de tiróide, e da economia (países vizinhos, como a Bielorússia têm a sue economia, assentada na agricultara, altamente danificada).

1. Sumqayit (Azerbaijão)
A medalha de "ouro" pirite vai para a cidade que remanesce da vida soviética de produção química. Contaminação por químicos, metais pesados e óleos faz com que as 275 mil pessoas que lá vivem tenham 22-51% mais predisposição (que os seus conterrâneos) de padecerem de câncer e os seus filhos possuem toda uma panóplia de defeitos genéticos que podem variar desde a doenças de ossos a atrasos mentais.

A economia dessas regiões sofrem.
As famílias vivem em condições precárias...
Crianças morrem ou nem chegam a nascer!
E com o que se preocupam os governos?

Se outrora, um grupo brasileiro cantava Que país é esse?, hoje, como eu considero a Terra um só país, grito:
QUE MUNDO É ESSE?

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial