quarta-feira, junho 06, 2007

Planeta Limpo - Dia da Ecologia

Nos últimos anos, muitas têm sido as iniciativas em defesa do meio ambiente:

A primeira que me lembro é a ECO 92, da qual saiu a Agenda 21 que preconizava uma série de medidas no que deveriam ser adoptadas para manter a sustentabilidade do sistema. O Documento firmado por 179 países ainda deixa muito a desejar, no que concerne à sua aplicabilidade.

Talvez por isso, Al Gore luta tão peremptoriamente essa luta. Gostemos ou não dele, e concordemos ou não com o voto fadado do eleitorado estadunidense em 1999, este político possui uma visão única sobre o tema. Única não por ser original, única não por ter alguma ideia que mais ninguém teve. Não! Única porque poucos são os que se lembram desse tema nos dias que correm. Único, na medida em que não consigo lembrar de outras figuras da classe política que se tenham dedicado tanto a esse tema que, ipso facto, se faz peremptório nos dias que correm.

'Abdu'l-Bahá (1844-1921) afirma, na sua habitual linguagem metaforicamente insuflada de pragmatismo que "o templo do mundo foi modelado à imagem e semelhança do corpo humano. De fato, cada um espelha a imagem do outro, fosses tu apenas observar com os olhos do discernimento. Isso significa que da mesma forma que neste mundo o corpo humano, que exteriormente é composto de diferentes membros e órgãos, é, na realidade, uma entidade estreitamente integrada e coerente, de modo semelhante, a estrutura do mundo físico é como um único ser, cujos membros e partes são inseparavelmente ligados".

É neste sentido que James Lovelock chamava à Terra de "sistema fisiológico único, pois, como qualquer outro organismo vivo, a sua química e temperatura são auto-reguladas de forma que mantenha um estado favorável". Mas foi Gore, o político-estrela, que fez a incoveniência e publicou um livro e realizou um filme; foi inconveniente ao ponto de afirmar, perante as lideranças mundiais que se trata de "uma causa unificadora e partilhada", que não pode ser negligenciada.

O que pode ser feito? Kyoto não avança! Países desenvolvidos e por desenvolver compartem o ranking de mais poluídas. Universidades mundo afora avançam com projectos de combustível eléctrico não poluente e as empresas com o etanol nos carros. E crises de alguns países e a forma como as suas lideranças se portam faz que o crude suba de preço. Com o degelo dos pólos, aSuíça pode vir a perder estâncias de esqui mas a ganhar praias; quem sofre é a África que pode passar a uma maior desertificação, quem sofre é a América que perderá a sua variedade ambiental, quem sofre será a Oceânia que irá emergir baixo à água, quem sofre será a Humanidade, pois a dor numa de suas partes altera todas as outras.

E o máximo que eu posso fazer hoje é aderir à blogagem colectiva começada no Brasil, com o Lino Resende, e esperar que nós, enquanto seres humanos, consigamos adquirir, algum dia, a maturidade de entender que a Terra é um só país e nós somos todos os seus cidadãos, lutando por um mundo melhor!

Etiquetas: , , , , , ,

7 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Sam:
Muito bem colocada a questão, principalmente por olhar o planeta como um todo, que precisa de cuidados.
Obrigado pela participação.

06 junho, 2007 11:37  
Anonymous Anónimo disse...

Muito bem colocada a questão. Tomara que um dia o povo português também tome consciência disso.
Hoje e amanhã os raios ultra violetas estão mais fortes, atenção aos cuidados extras principalmente para quem vais a praia!!!

06 junho, 2007 15:23  
Anonymous Anónimo disse...

Oi Sam! Acho que a medida que os países forem percebendo a dimensão e o alcance dos próximos eventos climáticos, deverão se mexer. Só não sei se já será tarde demais...
Um abração!

07 junho, 2007 00:25  
Blogger Poliane Latta disse...

Sam, meu amigo...
Muito mais poderíamos fazer!!
Acho que essa blogagem nos colocou em alerta, né?? É bom até para nós olharmos para os nossos próprios umbigos!! E vermos que tem muitas coisas que podemos fazer!!

Aqui na Índia tb não está nada boa!!
Acho que é comum com os paises "em desenvolvimento"!! hehehe

07 junho, 2007 10:02  
Anonymous Anónimo disse...

vim retribuir a visita e belo post...e como disse a Poliane muito mais poderíamos fazer...

08 junho, 2007 20:09  
Anonymous Anónimo disse...

Às vezes acredito que só quando encontrarmos um inimigo comum a todos vamos conseguir unirmo-nos como povo da Terra e fazer em conjunto, o que é preciso para a conservar... enquanto isso não acontece, andam demasiadas pessoas preocupadas com os "inimigos maus do lado" e em sobreviver-lhes...

Mas há outras fontes de esperança... felizmente! Como o aumento da consciência da responsabilidade pessoal que cada pessoa tem na conservação e recuperação da saúde do planeta.

10 junho, 2007 02:07  
Anonymous estetik disse...

Muito bom site. Graças aos esforços do passado.

10 junho, 2010 08:34  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial