quarta-feira, julho 25, 2007

Israel e Palestina: irmãos desde sempre!

Parece-me que a imagem abaixo descreve o suficiente as causas de um conflito rídiculo entre dois irmãos: os hebreus e os árabes.


Apesar de ser uma imagem de 1975, ela evidencia o pensamento da ilegalidade da ocupação do território. Os árabes bradam que foram expulsos pelos hebreus que, por sua vez, defendem que os seus territórios foram ocupados pelos gregos, antes de serem ocupados pelos romanos,
antes de serem ocupados pelos bizantinos, antes de serem ocupados pelos árabes, antes de serem ocupados pelos cruzados, antes de serem ocupados pelos turcos, antes de serem ocupados pelos britânicos. Ou seja, só estão a repor o território a quem pertence, ao mesmo tempo que o povo árabes que lá vive defende a sua propriedade.

Tendo em conta que ambos o Islão e os Judeus aceitam o Talmúd como divinamente revelado, poder-se-iam lembrar de que ambos descendem da "semente" do mesmo Abraão. Isaac do qual nasceu a nação hebreia revigorada e Ismael que foi pai da nação islâmica, antepassados de Moisés e de Maomé respectivamente!

No fim de contas, mesmo com argumentos teológico-históricos: o terreno pertence a ambos! Esperemos apenas que Tony Blair e o Quarteto para a Paz consigam lembrar isso a estes dois irmãos divididos...

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial