quarta-feira, março 12, 2008

I Dia Online de Liberdade de Expressão

62 bloggers presos em todo o mundo: são os números que os Repórteres Sem Fronteira tornaram público hoje, no I Dia Online de Liberdade de Expressão.

Países como Arábia Saudita, Bielorússia, Burma, China, Coreia do Norte, Cuba, Egito, Etiópia, Irã, Síria, Tunísia, Turquemenistã, Uzbequistã, Vietnam e Zimbábue são apenas 15 dos países nos quais os bloggers correm sérios riscos de serem presos e blogs, sites e fóruns de discussão fechados, num total que deve ultrapassar os 2.600 (só em 2007).

Com apoio inicial, mas cancelado de véspera, da UNESCO, a organização do dia afirma que tais atos de censura e legislações que monitorizam a internet
não é de todo surpreendente, uma vez que estes regimes regularmente caçam os media tradicionais”. Apesar da penetração da Internet ser pequena, ela é o suficiente para provocar "pequenos pesadelos".

Pensadores independentes são presos sistematicamente, em todo o mundo. Acredito que a lista seja muito mais extensa do que a apresentado. Mas pensadores e não só!
Lembro-me de um rapaz espanhol
preso há ano e meio porque algum anónimo deixou um comentário tido como ameaçador a um professor, do marroquino preso por fazer um perfil para o Príncipe e de tantos outros!

Os Relatórios da organização são preocupantes! E, infelizmente, ano após ano, as situações não se resolvem! Foi tornada pública o Manual para Bloggers e Ciber-Dissidentes, que ajuda a dar a volta aos sistemas perniciosos do mundo, com dicas para postagens anónimas para que não sejam descobertos.

No entanto, eu gostaria de poder, algum dia, observar os líderes entendendo que a capacidade de pensamento livre e independente é o que traz honra, prosperidade, independência e liberdade para todos, sendo estes, o primeiro passo para o progresso civilizacional...

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Sam, uma alegria de coração por ler seu post, e esclarecer eventos que atingem a humanidade, as restrições à liberdade de expressão que não teriam razão de ser se não fosse a sede de domínio de uns sobre todos... Parabéns pela mensagem. Abraços.

15 março, 2008 19:00  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial