sexta-feira, outubro 10, 2008

Dia da Saúde Mental - Dia Viktor Frankl

Ansioso com o Congresso ao qual me dirigirei dentro de cinco dias, aproveito os últimos minutos do Dia Internacional da Saúde Mental deste ano para homenagear uma personagem cujo simples existência me impacta! Alguém cujo papel no desenvolvimento da saúde plena (mental, física, espiritual) é crucial!

Viktor Emil Frankl, fundador da Logoterapia, foi mais que um mero psiquiatra. Viveu duas guerras mundiais e parte importante da sua vida confinado a campos de concentração nazis. Como resultado dessa experiência única de vida, surgiu uma obra que o Congresso do Estados Unidos viria a considerar uma das mais importantes obras da Humanidade!

Em 1946 o livro O Homem em Busca de Sentido é publicado, inicialmente com o intuito de transmitir as ideias de um psiquiatra num campo de concentração. Mas, veio a assumir a obra, dizendo, há 25 anos (1983) que "havia querido simplesmente transmitir ao leitor, através de um exemplo concreto, que a vida tem um sentido potencial sob quaisquer circunstâncias, mesmo as mais miseráveis", ou seja, aquelas que viveu, na pele, como prisioneiro de campos de concentração.

E, mesmo no mais limitador dos espaços, como só um Campo de Concentração pode ser, Frankl foi capaz de notar que valia a pena Ser, Existir. Ensinou a seu companheiros que a existência implica viver para fora, para os outros, cumprindo um amor, uma missão de vida, ou mesmo ultrapassando um sofrimento.

Frankl ensina-nos, como pessoas e como psicólogos, que sendo aquilo que somos hoje e aquilo que fomos ontem, melhor poderemos ser amanhã, caminhando continuamente para uma plenitude humana dotada de sentido, tanto individual como coletivo.

Ser não é uma posição estagnada é, antes, uma condição de quem pode e deseja evoluir.

O caminho não é para ser percorrido perseguindo a felicidade ou o sucesso. Eles virão naturalmente, basta deixá-los acontecer! Para isso, dizia Frankl, que deveremos escutar aquilo que a consciência diz que devemos fazer e colocá-lo em prática da melhor maneira possível. Assim, veremos que a longo prazo, nesse caminho, o sucesso e a felicidade nos irão perseguir, "precisamente porque esqueceram de pensar nele".

Por isso, o caminho do Ser não se percorre correndo sozinho ou obstinado com o destino. Percorre-se com amigos de jornada, caminhando com sentido, para poder encontrar, nalgum momento, esse mesmo sentido.

---
Dia da Saúde Mental (2007)

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial