A matemática dos jornais...
Ao mencionar, na versão impressa de um artigo, as estatísticas religiosas do Reino Unido, enumera as estatísticas religiosas daquele Reino como sendo:
- 71,6% da população é cristã;
- 2,7% muçulmana;
- 1 % hindus;
- 0,6% sikhs;
- 0,5 são judeus;
- e 0,3 % budistas.
Ainda um grupo de 15,5% de ateus. Perfazendo, um total de (100%-15,5%=)84,5% de "crentes", certo?
Não! O DN explica que "no total, 76,8% da população do Reino Unido têm Fé e seguem algum tipo de credo ou religião". Além de eu não entender o número em si (não! a soma dos listados acima não é exatamente este número!), ponho-me a pensar... Será que no DN não sabem fazer contas, não têm máquinas de calcular ou, então, simplesmente, a totalidade da população inglesa é constituída por 92,3% ao invés dos tradicionais 100% como no resto do mundo (afinal de contas, até as ruas são ao contrário).
Ou, ainda, outra hipótese me surge: será que além dos 92,3% de população, o Reino Unido é constituído por outros 7,7% de impopulação constituída por mortos vivos, alguma classe de viajantes do tempo ou então seres de outros mundos... Qual será?
Etiquetas: Imprensa, Inglaterra, Portugal, Religião
5 Comentários:
A única coisa melhor do que uma crítica escrita num franco "tom de crítica" é quando essa crítica contém um erro :D
Enquanto que não deixa de ser um facto que os jornais (pelo menos os Portugueses) há muito perderam o grosso da sua credibilidade, este artigo simplesmente significa que os tais 7,7% não são ateus, mas também não "têm uma fé e seguem uma religião" - simplesmente acreditam em Deus.
Agora, meu querido amigo, entraremos no eterno debate: o que é fé e o que é religião?
O texto do DN é claro ao mencionar ter "uma fé" e, afinal de contas, crer em Deus não é sinal de "fé"?
O que falta são "outras formas de crenças em Deus e outras religiões" naquela estatística original, adicionando estes 7,7% nos 76,8%, ou discordas?
Isto é, passámos de algo merecedor de uma crítica deste género para um "debate".
:D
que novidade, entao obvio que os portugueses nao sabem fazer contas pa :P
mas yah, acho que foi erro por parte deles a nao incluir pessoal que nao fazem parte duma religiao mas que crem em Deus ou numa Forca Superior or whatever you wanna call it.
ahahaha isso quw eu chamo de análise matadora meu amigo... talvez o restante da população seja de escoceses ou irlandeses ou pior.. et's.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial