quarta-feira, agosto 13, 2008

A matemática dos jornais...

Os jornais portugueses estão cada vez mais estranhos. Depois de uma das primeiras páginas do jornal Público que até mencionei neste blog, fiquei pasmo, hoje, ao ler o Diário de Notícias.

Ao mencionar, na versão impressa de um artigo, as estatísticas religiosas do Reino Unido, enumera as estatísticas religiosas daquele Reino como sendo:
  • 71,6% da população é cristã;
  • 2,7% muçulmana;
  • 1 % hindus;
  • 0,6% sikhs;
  • 0,5 são judeus;
  • e 0,3 % budistas.

Ainda um grupo de 15,5% de ateus. Perfazendo, um total de (100%-15,5%=)84,5% de "crentes", certo?

Não! O DN explica que "no total, 76,8% da população do Reino Unido têm Fé e seguem algum tipo de credo ou religião". Além de eu não entender o número em si (não! a soma dos listados acima não é exatamente este número!), ponho-me a pensar... Será que no DN não sabem fazer contas, não têm máquinas de calcular ou, então, simplesmente, a totalidade da população inglesa é constituída por 92,3% ao invés dos tradicionais 100% como no resto do mundo (afinal de contas, até as ruas são ao contrário).

Ou, ainda, outra hipótese me surge: será que além dos 92,3% de população, o Reino Unido é constituído por outros 7,7% de impopulação constituída por mortos vivos, alguma classe de viajantes do tempo ou então seres de outros mundos... Qual será?

Etiquetas: , , ,

5 Comentários:

Blogger cartadosahba disse...

A única coisa melhor do que uma crítica escrita num franco "tom de crítica" é quando essa crítica contém um erro :D

Enquanto que não deixa de ser um facto que os jornais (pelo menos os Portugueses) há muito perderam o grosso da sua credibilidade, este artigo simplesmente significa que os tais 7,7% não são ateus, mas também não "têm uma fé e seguem uma religião" - simplesmente acreditam em Deus.

13 agosto, 2008 16:47  
Blogger SAM disse...

Agora, meu querido amigo, entraremos no eterno debate: o que é fé e o que é religião?

O texto do DN é claro ao mencionar ter "uma fé" e, afinal de contas, crer em Deus não é sinal de "fé"?

O que falta são "outras formas de crenças em Deus e outras religiões" naquela estatística original, adicionando estes 7,7% nos 76,8%, ou discordas?

13 agosto, 2008 18:14  
Blogger cartadosahba disse...

Isto é, passámos de algo merecedor de uma crítica deste género para um "debate".

:D

13 agosto, 2008 18:29  
Anonymous Anónimo disse...

que novidade, entao obvio que os portugueses nao sabem fazer contas pa :P
mas yah, acho que foi erro por parte deles a nao incluir pessoal que nao fazem parte duma religiao mas que crem em Deus ou numa Forca Superior or whatever you wanna call it.

13 agosto, 2008 22:49  
Blogger Ricardo Rayol disse...

ahahaha isso quw eu chamo de análise matadora meu amigo... talvez o restante da população seja de escoceses ou irlandeses ou pior.. et's.

14 agosto, 2008 16:26  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial