sábado, fevereiro 07, 2009

E o que fui fazer a Londres?

Com a saída determinada da Europa, não pude deixar de fazer uma espécie de peregrinação ao local no qual Shoghi Effendi, o Guardião da Fé Bahá'í, tem o seu último descanso, ou, melhor dito, local em que se encontra o sagrado sepulcro.

Nos dias que estive por Londres, tive a oportunidade de poder, por três vezes dirigir-me à estação de Arnos Grove e caminhar por uns minutos para o cemitério local, no qual pude estar sob a presença daquele “menino pequeno [que] os guiará”, profetizado por Isaías (11:6), o admirável jovem de 25 anos que impediu toda sectarização e se tornou o ponto de convergência de todos os bahá’ís do mundo, no ano de 1921.

Foi a sua visão pragmática e de longo prazo que lhe permitiu ser o elo de ligação entre o passado histórico desta nova religião de índole universal, nascida em 1844 com os seus mais de 20 mil mártires, e o futuro administrativo que em 1963 teria a primeira eleição da Casa Universal de Justiça, o corpo supremo democraticamente eleito por bahá’ís de todo o mundo.

Foi em períodos como a Cruzada de Dez Anos que a Fé Bahá'í conseguiu desenvolver-se ao ponto de, hoje, ser a segunda religião mais disseminada do mundo. E foram as suas traduções que permitiram que povos de todo o mundo pudessem conhecer a literatura bahá’í, que ensina a necessidade de eliminação de todos os tipos de preconceitos, a abolição de extremos de riqueza e pobreza, a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, para citar alguns. De entre suas traduções destacam-se As Palavras Ocultas e O Livro da Certeza, de Bahá'u'lláh, sendo capaz de manter a doçura poética da língua persa e a complexidade idiomática do árabe, graças também à sua maestria no inglês, tornando-se ímpar tradutor dentro e fora da literatura bahá’í.

Os seus próprios textos são, por si, prova viva de sua capacidade. Escrito por si, está uma obra única de nome A Ordem Mundial de Bahá'u'lláh, um tratado que apenas o futuro da humanidade poderá dar o devido lugar. Nele descreve as dores de parto de uma humanidade decadente e a esperança de um futuro promissor.

Termino com as palavras de encorajamento que jamais esquecerei, desse mesmo livro:

Comparai as instituições em desintegração, as desacreditadas diplomacias, as teorias destruídas, a degradação assustadora, as loucuras e as fúrias, os artifícios, as fraudes e as concessões que caracterizam a sociedade atual, com a firme consolidação, a santa disciplina, a unidade e a coesão, a inabalável convicção, a lealdade incondicional, e a heróica abnegação que constituem o marco desses fiéis defensores e precursores da Idade Áurea da Fé Bahá'í.

Etiquetas: , ,

20 Comentários:

Blogger Eduardo P.L disse...

SAM,

obrigado pela visita e comentário na Vítima da Quinta!

Forte abraço e bom fim de Domingo!

15 fevereiro, 2009 17:53  
Blogger Joana disse...

Confesso que nada sei sobre este assunto, mas o seu post despertou a minha curiosidade. Vou pesquisar, pois é urgente encontrar sistemas alternativos numa sociedade em decadência.

Obrigada.

Um abraço
Joana

24 fevereiro, 2009 00:21  
Blogger Joana disse...

Adorei o que tenho encontrado sobre a sua religião que muito se assemelha aos postulados da Doutrina Espírita que também não possue dogmas, nem sacerdotes ou rituais e que defende a união entre todos os povos e nações à luz dos ensinamentos de Jesus. Só que o seu mestre escreveu os seus textos e Allan Kardec compilou os ensinamentos emanados dos Espíritos Superiores, também no séc. XIX. Ambos pertencemos às minorias e, como tal, sujeitos a perseguições. Claro, que a vossa situação é muito mais grave, com perda de todos os direitos e de vidas humanas, mas em Portugal, somos confundidos com mágicos, comerciantes burlões que se denominam espíritas, afim de conseguirem credibilidade, para além de a nossa imagem ser denegrida por evangélicos e católicos. Se tiver curiosidade, pode surpreender-se com a semelhança entre as nossas fés.Eu, por mim, vou continuar a ler sobre a sua.

Duas Comunidades Bahá'í em Portugal?! Desconhecia completamente.

Tudo de bom

Joana

25 fevereiro, 2009 01:09  
Blogger Ricardo Rayol disse...

Nada como acreditar e ter fé para que sejamos impulsionados à peregrinação. É uma boa forma de comungar com o divino eu acho.

26 fevereiro, 2009 19:37  
Anonymous Lino disse...

Sei pouco sobre a fé, mas a pregação igualitária ou, pelo menos, de um fosso menor entre o mínimo e o máximo, me anima, pois também acredito nisso.

19 março, 2009 00:20  
OpenID luzdeluma disse...

Está feliz, Sam? É o que importa realmente, paz!! Beijus

21 abril, 2009 14:49  
Anonymous LIno disse...

A peregrinação por locais de nossa fé nos ajudam na sua manutenção, revitalização e consolidação. Tenho certeza que foi uma visita muito interessante.
Mudando completamente de assunto, peguei você em um meme. Veja no blog.

27 abril, 2009 21:47  
Blogger Ronald disse...

Grande Sam, vou verificar os links relacionados ao texto mas, posso afirmar uma coisa, entre ruim e bom, o meio termoi é melhor..

Gracias Senhor..

15 agosto, 2009 16:02  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

09 novembro, 2009 06:27  
Blogger aurelio disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

10 dezembro, 2009 23:56  
Blogger aurelio disse...

Refleti um pouco sobre o que sei sobre a opressão sofrida pela fé Baha'í e o seu povo, no seu berço, e fui visitado por determinado pensamento.

Imaginei até que ponto a profusão da fé Baha'í pelo Mundo não se deveu ao triste êxodo forçado sofrido pelo seu povo. Não nascendo em um seio mais amoroso como por exemplo a doutrina espírita, a fé Baha'í acabou por ter que conhecer os espinhos no caminho para o seu destino. Porém, teria chegado tão longe e se tornado tão sólida, alcançando seguidores e simpatizantes improváveis, sem o necessário amargor? Divago...

Em um Mundo que tem a obrigação de ser livre, é doloroso reconhecer a mesquinhez do perseguidor ignorante e inseguro. Ridiculamente potente. Porém, penso que, não sendo Deus incompetente, cada espinho é colocado com divina sabedoria...

um abraço

11 dezembro, 2009 00:19  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

18 janeiro, 2010 22:46  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

20 janeiro, 2010 08:33  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

11 fevereiro, 2010 21:38  
Blogger Luma Rosa disse...

E agora, por onde andas? Beijus,

13 maio, 2010 00:07  
Blogger cv disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

01 dezembro, 2010 02:59  
Anonymous Anónimo disse...

gostei da materiahttp://www.rsurbano.com.br/MODA/oferta_do_dia

10 maio, 2011 23:36  
Anonymous Okamix disse...

Estou visitando o site pela primeira vez e gostei bastante !

Já adicionei o site nos favoritos para estar acompanhando as novidades !

Parabéns e Sucesso !
http://www.okamix.com.br

30 julho, 2011 11:43  
Anonymous Okamix disse...

Estou visitando o site pela primeira vez e gostei bastante !

Já adicionei o site nos favoritos para estar acompanhando as novidades !

Parabéns e Sucesso !
www.okamix.com.br

31 julho, 2011 01:20  
Anonymous Buy Extenze disse...

I like your post and everything you share with us is current and very informative.

04 abril, 2012 10:07  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial