sábado, fevereiro 07, 2009

E o que fui fazer a Londres?

Com a saída determinada da Europa, não pude deixar de fazer uma espécie de peregrinação ao local no qual Shoghi Effendi, o Guardião da Fé Bahá'í, tem o seu último descanso, ou, melhor dito, local em que se encontra o sagrado sepulcro.

Nos dias que estive por Londres, tive a oportunidade de poder, por três vezes dirigir-me à estação de Arnos Grove e caminhar por uns minutos para o cemitério local, no qual pude estar sob a presença daquele “menino pequeno [que] os guiará”, profetizado por Isaías (11:6), o admirável jovem de 25 anos que impediu toda sectarização e se tornou o ponto de convergência de todos os bahá’ís do mundo, no ano de 1921.

Foi a sua visão pragmática e de longo prazo que lhe permitiu ser o elo de ligação entre o passado histórico desta nova religião de índole universal, nascida em 1844 com os seus mais de 20 mil mártires, e o futuro administrativo que em 1963 teria a primeira eleição da Casa Universal de Justiça, o corpo supremo democraticamente eleito por bahá’ís de todo o mundo.

Foi em períodos como a Cruzada de Dez Anos que a Fé Bahá'í conseguiu desenvolver-se ao ponto de, hoje, ser a segunda religião mais disseminada do mundo. E foram as suas traduções que permitiram que povos de todo o mundo pudessem conhecer a literatura bahá’í, que ensina a necessidade de eliminação de todos os tipos de preconceitos, a abolição de extremos de riqueza e pobreza, a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, para citar alguns. De entre suas traduções destacam-se As Palavras Ocultas e O Livro da Certeza, de Bahá'u'lláh, sendo capaz de manter a doçura poética da língua persa e a complexidade idiomática do árabe, graças também à sua maestria no inglês, tornando-se ímpar tradutor dentro e fora da literatura bahá’í.

Os seus próprios textos são, por si, prova viva de sua capacidade. Escrito por si, está uma obra única de nome A Ordem Mundial de Bahá'u'lláh, um tratado que apenas o futuro da humanidade poderá dar o devido lugar. Nele descreve as dores de parto de uma humanidade decadente e a esperança de um futuro promissor.

Termino com as palavras de encorajamento que jamais esquecerei, desse mesmo livro:

Comparai as instituições em desintegração, as desacreditadas diplomacias, as teorias destruídas, a degradação assustadora, as loucuras e as fúrias, os artifícios, as fraudes e as concessões que caracterizam a sociedade atual, com a firme consolidação, a santa disciplina, a unidade e a coesão, a inabalável convicção, a lealdade incondicional, e a heróica abnegação que constituem o marco desses fiéis defensores e precursores da Idade Áurea da Fé Bahá'í.

Etiquetas: , ,

26 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

SAM,

obrigado pela visita e comentário na Vítima da Quinta!

Forte abraço e bom fim de Domingo!

15 fevereiro, 2009 17:53  
Blogger Joana disse...

Confesso que nada sei sobre este assunto, mas o seu post despertou a minha curiosidade. Vou pesquisar, pois é urgente encontrar sistemas alternativos numa sociedade em decadência.

Obrigada.

Um abraço
Joana

24 fevereiro, 2009 00:21  
Blogger Joana disse...

Adorei o que tenho encontrado sobre a sua religião que muito se assemelha aos postulados da Doutrina Espírita que também não possue dogmas, nem sacerdotes ou rituais e que defende a união entre todos os povos e nações à luz dos ensinamentos de Jesus. Só que o seu mestre escreveu os seus textos e Allan Kardec compilou os ensinamentos emanados dos Espíritos Superiores, também no séc. XIX. Ambos pertencemos às minorias e, como tal, sujeitos a perseguições. Claro, que a vossa situação é muito mais grave, com perda de todos os direitos e de vidas humanas, mas em Portugal, somos confundidos com mágicos, comerciantes burlões que se denominam espíritas, afim de conseguirem credibilidade, para além de a nossa imagem ser denegrida por evangélicos e católicos. Se tiver curiosidade, pode surpreender-se com a semelhança entre as nossas fés.Eu, por mim, vou continuar a ler sobre a sua.

Duas Comunidades Bahá'í em Portugal?! Desconhecia completamente.

Tudo de bom

Joana

25 fevereiro, 2009 01:09  
Blogger Ricardo Rayol disse...

Nada como acreditar e ter fé para que sejamos impulsionados à peregrinação. É uma boa forma de comungar com o divino eu acho.

26 fevereiro, 2009 19:37  
Anonymous Anónimo disse...

Sei pouco sobre a fé, mas a pregação igualitária ou, pelo menos, de um fosso menor entre o mínimo e o máximo, me anima, pois também acredito nisso.

19 março, 2009 00:20  
Anonymous Anónimo disse...

Está feliz, Sam? É o que importa realmente, paz!! Beijus

21 abril, 2009 14:49  
Anonymous LIno disse...

A peregrinação por locais de nossa fé nos ajudam na sua manutenção, revitalização e consolidação. Tenho certeza que foi uma visita muito interessante.
Mudando completamente de assunto, peguei você em um meme. Veja no blog.

27 abril, 2009 21:47  
Blogger Unknown disse...

Grande Sam, vou verificar os links relacionados ao texto mas, posso afirmar uma coisa, entre ruim e bom, o meio termoi é melhor..

Gracias Senhor..

15 agosto, 2009 16:02  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

09 novembro, 2009 06:27  
Blogger O Escritor de Sonhos disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

10 dezembro, 2009 23:56  
Blogger O Escritor de Sonhos disse...

Refleti um pouco sobre o que sei sobre a opressão sofrida pela fé Baha'í e o seu povo, no seu berço, e fui visitado por determinado pensamento.

Imaginei até que ponto a profusão da fé Baha'í pelo Mundo não se deveu ao triste êxodo forçado sofrido pelo seu povo. Não nascendo em um seio mais amoroso como por exemplo a doutrina espírita, a fé Baha'í acabou por ter que conhecer os espinhos no caminho para o seu destino. Porém, teria chegado tão longe e se tornado tão sólida, alcançando seguidores e simpatizantes improváveis, sem o necessário amargor? Divago...

Em um Mundo que tem a obrigação de ser livre, é doloroso reconhecer a mesquinhez do perseguidor ignorante e inseguro. Ridiculamente potente. Porém, penso que, não sendo Deus incompetente, cada espinho é colocado com divina sabedoria...

um abraço

11 dezembro, 2009 00:19  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

18 janeiro, 2010 22:46  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

20 janeiro, 2010 08:33  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11 fevereiro, 2010 21:38  
Blogger Luma Rosa disse...

E agora, por onde andas? Beijus,

13 maio, 2010 00:07  
Blogger cv disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

01 dezembro, 2010 02:59  
Anonymous Anónimo disse...

gostei da materiahttp://www.rsurbano.com.br/MODA/oferta_do_dia

10 maio, 2011 23:36  
Anonymous Okamix disse...

Estou visitando o site pela primeira vez e gostei bastante !

Já adicionei o site nos favoritos para estar acompanhando as novidades !

Parabéns e Sucesso !
www.okamix.com.br

31 julho, 2011 01:20  
Anonymous Buy Extenze disse...

I like your post and everything you share with us is current and very informative.

04 abril, 2012 10:07  
Blogger Unknown disse...

all the money in the world kevin spacey trailer

all the money in the world kevin spacey

watch avengers infinity war

antman and wasp trailer

annihilation full movie download

deadpool 2 full movie in tamil download

deadpool full movie watch online

mortal kombat annihilation full movie

10 maio, 2018 04:27  
Blogger Unknown disse...

https://123gamesfree.com/
2 player action games
123games
123games

16 maio, 2018 03:08  
Anonymous Anónimo disse...

Play now: badoink app ios Game Đế Chế

15 junho, 2018 03:21  
Blogger Long trần disse...


Thanks a lot for sharing and I have some special things for you. If you are in free time:
truyện ngôn tình 18+ nặng
feel better images
nhạc chuông doremon
cool math wheely 5

20 junho, 2018 08:57  
Blogger Unknown disse...

Thanks a lot for sharing and I have some special things for you.
assassin games online
bunny hop game

26 junho, 2018 08:27  
Anonymous Anónimo disse...

Nice blog. Mental health is a level of psychological well-being. Now a day’s most of the people are suffering from mental health issues. Here you have discussed some psychiatric hospitals which were support people with mental problems. Thanks for giving such a piece of valuable information.

05 setembro, 2019 10:21  
Blogger Tuestima disse...

Nice blog
We provide support and guidance through our content: articles, tips, videos, inspiring stories, challenges, interactive webinars, purposeful campaigns, latest news on self-esteem, and much more.

17 março, 2020 09:09  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial