terça-feira, dezembro 05, 2006

Três Dimensões Humanas em Fórum Mundial

Conforme explica Effendi (1971), “possuímos três aspectos da nossa humanidade, por assim dizer, um corpo, uma mente e uma identidade imortal – alma ou espírito”. O ser humano é, assim, detentor de uma tríplice realidade. Somos a agregação dum corpo, duma psique e dum espírito que não é mais que é a pessoa na sua “peculiaridade e singularidade” (Guberman e Soto, 2005), a sua “dimensão mais íntima, genuína, constitutiva e distintiva” (Freire, 2002). É da conjuntura destas três realidades que surgem as faculdades racionais, como a inteligência e a vontade, que nos permitem agir em verdadeira liberdade, transpondo as condicionantes que nos circundam.

As afirmações precedentes são retiradas (à excepção da primeira) dum movimento da psicologia que reitera a integração da humanidade, e a humanização da existência. É desta vontade que surgem iniciativas que merecem o louvor e o elogio de qualquer observador perspicaz.

Começa hoje, em Brasília, o 1º FÓRUM ESPIRITUAL MUNDIAL, cujo lema é “Valorizando a diversidade para a construção de uma solidariedade planetária”. Do programa que terminará no dia 10 (no qual se celebram os Direitos Humanos) destaco:

  • EDUCAÇÃO DE VALORES (6/12). Os valores que são os objectivos pelos quais lutamos, as metas que queremos atingir: o sangue que nos corre nas veias e nos permite viver;
  • POLÍTICA E HUMANISMO (7/12), A ECONOMIA A SERVIÇO DA JUSTIÇA SOCIAL (9/12) e A RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO DE PAZ (7/12). A verdade é que através do poder político e económico muita coisa pode mudar, mas somente quando nós nos levantarmos, impavidamente, e deixarmos de ver a vida passar à nossa frente num ecrã imagético, poderemos permitir a mudança;
  • DIÁLOGO ENTRE AS RELIGIÕES PARA A PAZ MUNDIAL (7/12) e VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE RELIGIOSA (8/12). Dos meus favoritos! Como é que no Brasil uma actividade destas consegue conciliar o Hinduísmo, o Budismo, o Cristianismo, o Islão e a Fé Bahá’í? Quem sabe, é porque já se percebeu que todos observam a mesma Realidade, mas cada um vê com a lente que possui;
  • VISÃO HUMANISTA DA VIDA: PERCEPÇÃO DA INTERDEPENDÊNCIA (10/12) e, é claro, SAÚDE E ESPIRITUALIDADE. O PAPEL DA PSICOLOGIA TRANSPESSOAL (8/12). Qual é o papel dos logos da psique, dos doutos na alma, dos psico-especialistas que também precisam de se lembrar que, antes de serem especialistas, são seres humanos com um papel fundamental na re-humanização da sua própria espécie?

Quem não puder ir, mas estiver interessado nos temas, poderá ganhar imenso em conhecer qualquer um dos seguintes prelectores do evento que sugiro: um dos meus autores favoritos, Leonardo Boff (7/12); o psicólogo ao qual teria muita honra em algum dia chamar de colega Roberto Crema (6/12); e o meu querido amigo, o jornalista Washington Araújo (10/12) – três cidadãos do mundo, por excelência!

Etiquetas: , , ,

4 Comentários:

Blogger Unknown disse...

A avaliar pela temática, pelo programa e individualidades que o compõem, esta é definitivamente uma excelente sugestão.
Se pudesse já aí estava, confesso!...

Um beijo

07 dezembro, 2006 13:30  
Anonymous Anónimo disse...

Sim senhor, parece-me um grande iniciativa este forum, já está na hora de comecar-mos a olhar para os seres humanos com humanidade e não como meros numeros de uma estatistica.
Realmente é pena não poder ir porque parece muito interessante.
De momento resta-nos aplaudir este tipo de iniciativas e bom porque não, pensar em como organizar algum forum destes por ca, tenho certeza que temos ca alguns observadores perspicazes :P que adoravam ir.

PS: Sam se me quiseres dar uma prenda de natal, compra-me a passagem d aviao pa Brasil :P

07 dezembro, 2006 21:47  
Blogger Marco Oliveira disse...

É caso para dizer: e o Brasil lá tão longe!
Se fosse mais perto...

08 dezembro, 2006 17:34  
Blogger Carlos Emerson Junior disse...

Alô Sam, vamos ver se este comentário sai assinado por mim.
Já tinha lido seu post sobre o Forum que está terminando hoje, em Brasília. Os temas são sérios e importantes, vamos ver se a imprensa brasileira vai dar destaque. Depois te aviso.
Abraços e um bom domingo

Carlos Emerson Jr.

10 dezembro, 2006 21:36  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial