sábado, outubro 13, 2007

O valor da amizade

Acabo de ver mais um episódio da série Smallville que a televisão portuguesa simplesmente deixou de exibir. À parte do sucesso mundial que esta série tem, por mostrar como é que o Super-Homem vai aprendendo a manejar o seus super-poderes, ela nos ensina a ver o outro lado da adolescência: a adolescência do amor, do respeito, do carinho, a adolescência da lealdade, da confiança -- a adolescência da amizade.

O episódio que vi ontem era aquele que demarcava o final de uma amizade: a de Clark Kent com Lex Luthor. Cansado de ter a Lex sempre testando a sua amizade, cansado de tê-lo ao seu lado como que à espera de ter algo em troca, cansado da necessidade de afirmação de Lex, Clark põe o ponto final, nesta amizade de cinco anos (desde o primeiríssimo momento em que Lex entrou na sua vida, Clark o acolheu quase como um irmão).

Um ponto final que lhe deixará marcas e sequelas futuras. A dor de perder um amigo por ter perdido a sua confiança ou ter que escolher entre o amor de Lana e a amizade de Lex deve lhe ter causado alguma dor. Não acredito que alguém termine uma amizade simplesmente "porque sim", por ter refletido durante um par de segundos e... fim!

É duro constatar que a vida vai avançando assim. Aqueles que, hoje, estão, aparentemente, em estrita amizade; que ontem eram capazes de dar as suas vidas pelo outro; e que amanhã podem evitar-se um ao outro.

E o pior é que a doce fragrância da amizade não desaparece assim da nossa memória. A amizade lá se mantém (pelo menos durante algum tempo), na esperança de que Lex um dia mude ou na de que Clark volte a perdoá-lo.

E, quem sabe, ainda termina como nas revistas, quando Lex dá a sua vida para salvar Clark das mãos do maior inimigo que ele alguma vez poderia ter. Afinal de contas, quem sabe, algum dia poderão voltar a ser irmãos.

Etiquetas: , ,

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Oi Sam. Acho que por aqui Smallville ainda está sendo exibido, mas apenas em horários vespertinos.
E na vida acontece isso mesmo: amizades vão e vem, o tempo todo...
Um abração e uma boa semana!!

14 outubro, 2007 23:40  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial