É o momento de vermos o que fomos para sabermos o que poderemos ser
Na impessoal esteve o meu interesse constante num processo obsoleto que é a política mundial. Não consigo encontrar um sistema em vigor no mundo que me pareça perfeito, não obstante, tentei salientar o que me pareceu interessante:
- O país da multiculturalidade e multipossibilidade abriu o blog em 2008, com esperanças de que o mundo pudesse estar a mudar as suas perspectivas e que tudo o que viesse este ano seria uma novidade!
- Eleições EUA: o último dos tabus tentou mostrar que é preciso lutar contra os tabus, mesmo quando se trata de eleições democráticas.
- Debate vicepresidencial e outras coisas... e Jornalismo Parcial! tentaram, por sua vez, dar um outro lado às eleições.
- Admirei McCain por saber, tão bem, Vencer na Derrota e louvei Obama por saber usar o Poder dos grupos sociais.
- Entretanto, também expliquei que basta acertar na Escolha o local de voto e escolherá o resultado... e demonstrei Outra forma de fazer eleições... as eleições Bahá'ís, no ano da eleição do seu Centro Internacional.
Foi em 2008 que fiz questão de lembrar o aniversário de Jean Charles de Menezes ou que a ONU resolveu celebrar o Dia Humanitário Mundial, no dia que é de Sérgio Vieira de Mello. Outra morte me tocou também, a de Heath Leadger, sobretudo pela proximidade etária.
Nas Olimpíadas vi a quem não vejo pessoalmente há um par de anos com uma medalha ao pescoço e no lazer pessoal deliciei-me com o show de Ney Matogrosso. Vi os óscars, pela primeira vez, durante o dia (porque o Brasil não tem tantas horas de diferença com California como Portugal) e achei fabulosa a relação entre a Juventude e os Oscars. Neste ano que termina vi e escrevi sobre alguns filmes e séries:
- A Bussóla Dourada e a Fé de Ouro
- O Cavaleiro Negro em cada um
- O destino dos Heróis
- A Névoa do Fanatismo
- Estarão mesmo fora de jogo?
- Mais um episódio do trágico épico iraniano
- O dia em que tudo começou, em 1844!
- Bahá'ís Presos
- O perigo da diversidade (???)
- Jornais como espelho do mundo e não da propaganda
- O governo acha que convence...
- Mentiras na verdade
- A esperança vem de onde menos se poderia esperar...
- Pronunciamento no Congresso Brasileiro
- Brazilian Congressman on Bahá'ís in Iran
- I Dia Online de Liberdade de Expressão
- Dia da Liberdade de Imprensa na Era da Participação...
- Dia de Ação Blogal: pela eliminação da pobreza Global
- Os idiomas são importantes!
- origens e consequências
- ser contra é estar na moda ou é saber algo?
- ser a favor é entender o passado e sentir o futuro
No entanto, a minha presença não foi tão constante e sistemática como eu poderia desejar, o que levou às minhas reflexões sobre a Fluidez temporal na internet, ou sobre a aldeia chamada Blogosfera, a verdadeira Aldeia Global.
Justamente, os momentos de moratória serviram para tentar aprimorar a minha reflexão em psicologia, graças a influência de Viktor Frankl, que me que me leva sempre a Novos congressos e novas formas de ver a psicologia e, mais recentemente de Irvin Yalom, sobre quem virei a falar.
Muita coisa está por acontecer em 2009 e,s obre isso, poderemos ir falando enquanto ocorrerem. Contudo, considero uma coisa fundamental. Neste período de transição, pararmos e pensarmos sobre tipos de pessoas e as paredes, e vermos o que somos para sabermos o que poderemos ser.
Por isso, espero que sejamos, todos, cada vez mais capacitados a viver os instantes do futuro que começa hoje, dotando a vida de sentido.
Feliz 2009!
---
O fim do ciclo é o começo de outro. Feliz 2008!
E assim termina 2006…
Etiquetas: amizade, Blogs, Brasil, Direitos Humanos, Internet, Irã, psinema